Aldeia do Pai Natal, Casa dos Duendes e Fábrica dos Brinquedos são algumas das atividades a decorrer no evento “Elvas Cidade Natal”, a decorrer entre 7 de dezembro e 8 de janeiro, na Praça da República de Elvas.
Trata-se de um projeto que pretende “repensar e complementar aquilo que é o Natal na cidade e que atrai sempre muita gente”, como nos referiu Rondão Almeida, presidente da câmara de Elvas.
O projeto “resulta de um investimento superior a 100 mil euros. Iremos transformar a Praça da República numa verdadeira feira para a crianças, mas eu acho que esta projeto vai dar resposta também aos jovens e aos pais. Já se fala na existência de espaços para venda de produtos regionais, vamos ter carrocéis e outros elementos para atrair pessoas”, garantiu o autarca.
Rondão Almeida não tem “dúvidas de que é uma ideia de excelência e que está a ser muito bem recebida pelos elvenses. Agora temos é que a conceber, em conjunto com o movimento associativo, do qual vamos ter um apoio importante e que vai ajudar a dar vida àquela estrutura”.
“Não vamos ter geradores a funcionar 24 horas por dia”
Questionado sobre os gastos energéticos que este projeto pode acarretar, Rondão Almeida garante que vão “seguir todas as normas existentes, até porque ao deixar cair a Pista de Gelo evitam o consumo excessivo, durante 24 horas, dos geradores, que triplicavam em consumo aquilo que nós vamos fazer. Por outro lado, a feira vai funcionar até às oito horas e a iluminação natalícia vai respeitar as normas governativas funcionando até às 24 horas. Nesse sentido, não vejo qualquer tipo de problema, a não ser numa análise critica pelas mesmas pessoas”.
O programa que se estende de dezembro a janeiro, contempla várias iniciativas, tendo como palco o Centro Histórico de Elvas, aliando a diversão e a tradição para todas as idades.