Estátua de homenagem a José Megre inaugurada em Portalegre

A escultura de Homenagem a José Megre / Baja de Portalegre, da autoria do escultor Luís Félix, foi inaugurada ontem, quinta-feira, dia 28, na rotunda da EN246 em Portalegre.

A peça artística que agora marca uma das entradas da cidade consiste numa composição simbólica que junta o todo o terreno, motores, cidade, campo, a região e José Megre.

A homenagem ao criador da Baja e impulsionador de todo o terreno em Portugal, juntou à presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, o filho do homenageado, Tomás Megre, o presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, o sócio e fundador do Clube Aventura, Pedro Villas Boas e o escultor portalegrense Luís Félix.

Muitos portalegrenses assistiram à cerimónia juntamente com amigos e companheiros de José Megre, bem como amantes da modalidade.

Sport Arronches e Benfica retoma treinos de atletismo

Os treinos de atletismo do Sport Arronches e Benfica estão de regresso, já na próxima segunda-feira, dia 31 de outubro.

As sessões de treino realizam-se todas as segundas e quintas-feiras, das 18h30 às 19h30, na pista do Estádio Municipal Francisco Palmeiro.

Os treinos são destinados a atletas com idade superior a seis anos.

Arraiolos: o “melhor do concelho” promovido em evento inaugurado esta sexta-feira

A edição deste ano da Mostra Gastronómica, Feira do Tapete de Arraiolos e Festival da Empada, decorre entre esta sexta-feira, 28 de outubro, e o próximo dia 6 de novembro, no Arraiolos Multiusos. A inauguração do certame está marcada para hoje, às 19 horas.

Recordando que nos dois últimos anos não foi possível realizar o evento, a presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto, garante que, no decorrer desta semana, “o melhor do concelho”, em torno de empresários e produtores locais, volta a ganhar o seu destaque.  Esta é já “uma marca que distingue Arraiolos de outras iniciativas que acontecem pelo país, a nível de gastronomia”. O evento acaba por ir de encontro a um dos grandes objetivos do município: “implementar a economia local e demostrar, a quem visita o concelho, aquilo que há de melhor em Arraiolos”.

No decorrer do evento, a Câmara procura promover o fabrico de produtos próprios de Arraiolos. Nesse sentido, para a edição deste ano, foi preparada uma nova iniciativa, “Conversas à Mesa”. Os temas a abordar serão variados, sendo que Sílvia Pinto destaca “a importância da valorização dos produtos locais, dos registos de marca, da alimentação saudável na gastronomia alentejana”, para além de uma conversa sobre os vinhos de Arraiolos e aquilo os distingue dos restantes, com uma degustação associada.

Quando questionada relativamente ao número de expositores em relação às edições anteriores, a presidente da Câmara adianta que “em termos de produtos locais são sensivelmente os mesmos”, ainda que haja uma redução a nível, apenas, da participação do número de restaurantes. Por outro lado, os produtores da empada de Arraiolos terão uma elevada participação no certame.

O evento contará com a participação de várias pastelarias, adegas, produtores de Tapetes de Arraiolos e artesãos. Haverá ainda um espaço dedicado aos mais novos e muita animação com Cante Alentejano e vários artistas.

Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza peditório anual

O peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro decorre entre hoje, 28 de outubro, e terça-feira, 1 de novembro. Desenvolvido anualmente e em contexto de voluntariado, o peditório de rua da Liga Portuguesa Contra o Cancro representa, não só, a principal fonte de financiamento da Instituição na sua relação com a comunidade, mas sobretudo o garante da sustentabilidade das atividades que promove no âmbito da sua missão.

No ano de 2021, “a Liga Portuguesa Contra o Cancro disponibilizou mais de um milhão e 500 mil euros para medicamentos, próteses, transporte, consultas e alimentação de doentes carenciados. Foram feitas, nas nossas unidades de rastreio, 356 mil mamografias, foram aprovadas bolsas de investigação no valor de 328 mil euros e tivemos ainda mais de 12 mil consultas gratuitas de psico-oncologia”, de acordo com Eduarda Pécurto, responsável pelo grupo de Évora da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Por outro lado, “a Liga continua a realizar ações junto das escolas para abordar, com as acrianças e jovens, temáticas relacionadas com o cancro”.

Mais uma vez, este peditório nacional é apadrinhado por Cristiano Ronaldo, que apela ao voluntariado pontual no peditório, com o objetivo de fazer da luta contra o cancro um exemplo nacional de entreajuda e de solidariedade.

CNT volta a ser habitat para centenas de exemplares em mais uma Ibero Aves

O Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas volta a ser o habitat, até domingo, 30 de outubro, de várias centenas de exemplares de aves, naquela que é já a sexta edição da Ibero Aves, organizada pela Associação Ornitológica de Elvas.

“Vários tipos de canários, exóticos domésticos, pirequitos ondulados e agapornis roseicolli”, revela o vice-presidente da Associação Ornitológica, José Onofre, são apenas algumas da espécies, muitas delas premiadas, que poderão ser apreciadas no decorrer do evento. “A julgamento tivemos 456 aves e cada ave tem uma pontuação até 95 pontos”, adianta.

Cor, plumagem e a posição da ave, no momento da exposição, explica José Onofre, são alguns dos critérios usados no momento da avaliação. Tendo em conta a participação de vários expositores espanhóis, o vice-presidente da associação tem esperança que o certame possa ser visitado por muita gente, no decorrer, sobretudo, do fim de semana, até porque “as vendas vão ser fracas”.

Este ano, e pela primeira vez, associa-se a este evento a Associação de Criadores de Aves de Capoeira (ACLAC), com a primeira ElvAves – d’Aves de Capoeira.

O evento decorre amanhã, entre as 10 e as 19 horas, à mesma hora em que encerra portas hoje. No domingo, a Ibero Aves termina pelas 13 horas.

Isabel Raminhas lidera nova estrutura das Mulheres Socialistas em Campo Maior

Isabel Raminhas tomou posse, na passada quarta-feira, dia 27 de outubro, enquanto coordenadora da Comissão Política Concelhia de Campo Maior das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos.

Esta, revela a antiga vereadora na Câmara de Campo Maior, é “uma nova oportunidade e uma estrutura autónoma”, dentro do Partido Socialista (PS), através da qual se procura, acima de tudo, trabalhar, de uma “forma eficaz”, temas como a igualdade de oportunidades, aos níveis da participação, da opinião, da discussão. Ao fim ao cabo, “trata-se do pleno exercício da cidadania e não é mais do que isso”, acrescenta.

Com esta nova estrutura, garante Isabel Raminhas, o PS procura ser um partido que tenha mulheres, a nível local, federativo e a nível nacional, que estejam “empoderadas, identificadas, capitalizadas, preparadas e disponíveis” para, entre outros, ocupar “lugares políticos de destaque, lugares políticos em igualdade de oportunidades com os homens”.

“Queremos ser mais capazes, homens e mulheres, em paralelo, para fazer o nosso melhor, sempre pelo nosso concelho, pelo nosso distrito, pelo nosso país e, sempre, logicamente, sobre aquilo que nos move, que são os domínios do PS”, assegura Isabel Raminhas.

Apesar de nunca se ter sentido “menorizada”, no exercício das suas funções, por ser mulher, Isabel Raminhas lembra que a igualdade de oportunidades “ainda não existe”. “Muitas vezes, as mulheres têm de dar muito mais provas para terem as mesmas oportunidades”, lembra.

Quanto à Comissão Concelhia do PS de Campo Maior, que agora é liderada por Jorge Grifo, Isabel Raminhas assegura que, por um lado, e depois de vários anos em que o comendador Rui Nabeiro é que esteve aos comandos do partido, este é “um ponto de viragem”, embora o ADN do partido na vila seja “o mesmo”. Isabel Raminhas, para além de coordenadora das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos, assume também, atualmente, a vice-presidência da Concelhia Política.

A tomada de posse de Isabel Raminhas, na passada quarta-feira, aconteceu na sede do PS, em Elvas. Na mesma ocasião, tomaram também posse as coordenadoras das Mulheres Socialistas de Elvas, Vera Guelha, e de Portalegre, Lúcia Oliveira.

Na sessão estiveram presentes a presidente nacional das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos, Elza Pais, a representante federativa do distrito, Margarida Corinha, o presidente da federação distrital de Portalegre do Partido Socialista, Ricardo Pinheiro, e o presidente da Distrital da Juventude Socialista, João Meira.

Campo Maior pode vir a ser referência nacional ao nível da Saúde Mental

Aprovada, recentemente, a Proposta de Lei que aprova a Lei de Saúde Mental, e que altera a legislação conexa, Campo Maior volta a poder sonhar com um projeto há muito ambicionado, a tão desejada Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI).

O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, espera agora que este projeto, delineado há vários anos, possa vir a ser uma realidade. “Campo Maior tem um projeto perfeitamente definido, naquilo que poderia ver a ser uma solução para a saúde mental. Não sendo, que seja para uma UCCI”, começa por dizer.

“Nós já demos a conhecer este projeto às entidades competentes e aquilo que queremos marcar é que Campo Maior tem um projeto com alta maturidade e perfeitamente adaptável àquilo que possa ser a futura Lei da Saúde Mental”, adianta o autarca, tendo esperança que Campo Maior possa vir a ser “o polo do Alto Alentejo, onde possa vir a ser trabalhada a saúde mental, no pós-lei e depois de aprovação da mesma”.

O projeto inicial terá agora de ser adaptado à Lei da Saúde Mental, sendo que Luís Rosinha revela ainda que, candidatada a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a futura unidade contará com cerca de 40 quartos.

A própria gestão da UCCI, lembra ainda o autarca, nunca poderá ser feita pelo Município de Campo Maior, pelo que o projeto terá, obrigatoriamente, de contar com alguns parceiros.

De recordar que o estudo prévio para este projeto da UCCI, que pode colocar Campo Maior na linha da frente da saúde mental a nível nacional, foi apresentado em 2016, no decorrer do mandato de Ricardo Pinheiro.

A proposta de lei insere-se na reforma da saúde mental que o Governo quer concluir até final de 2026 e que recorre a 88 milhões de euros para investimentos nesta área, disponíveis no âmbito do PRR.

Notícias da manhã de sexta-feira, dia 28

Notícias da manhã de sexta-feira, dia 28 de outubro, na Rádio Campo Maior, com edição de Jorge Sousa.

Temas em destaque:

– Campo Maior pode vir a ser referência nacional ao nível da Saúde Mental;

– Isabel Raminhas assume coordenação da Comissão Política Concelhia de Campo Maior das Mulheres Socialistas;

– Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza peditório anual;

– tem início hoje, no Arraiolos Multiusos, mais uma edição da Mostra Gastronómica, Feira do Tapete de Arraiolos e Festival da Empada;

– e acesso à tarifa social da eletricidade e do gás em destaque, esta semana, na rubrica da DECO.

Após infortúnio, Bombeiros de Fornos de Algodres recebem donativo da Delta

Os Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, através das suas redes sociais, agradeceram publicamente ao Grupo Nabeiro e à Delta Cafés, na pessoa do comendador Rui Nabeiro, o seu donativo, depois de a 1 de julho, no combate às chamas, no concelho da Guarda, terem visto arder um dos seus veículos de combate a incêndios.

Enaltecendo “o gesto de altruísmo e de responsabilidade social, para com esta causa”, por parte do Grupo Nabeiro, os Bombeiros de Fornos de Algodres garantem sentir, desde do dia do infortúnio, “uma onda de solidariedade proveniente de instituições, associações, empresas e cidadãos (alguns de forma anónima), que cientes das dificuldades de substituição dessa viatura”, têm ajudado de alguma forma.

“Dado que os Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres são particularmente sensíveis a todos os gestos de solidariedade que lhes permitam prosseguir a sua missão junto da comunidade, principalmente em alturas adversas como esta, iremos agradecer publicamente às Instituições, Associações e Empresas que nos ajudaram. Esperamos não nos esquecer de ninguém. Se tal acontecer, solicitamos que ao invés de nos penalizarem, nos perdoem e nos contactem para retificarmos esse esquecimento”, lê-se na referida publicação.

“A todos os cidadãos que também nos têm ajudado, quer por donativo, quer por participação e ajuda nas diversas iniciativas de angariação de fundos o nosso sincero bem-haja”, lê-se ainda na página de Facebook da Associação Humanitária.

Ministro da Saúde em Campo Maior em Encontro de Intervenção Precoce

O Coração Delta, a Associação de Solidariedade Social do Grupo Nabeiro, promove, nos próximos dias 3 e 4 de novembro, quinta e sexta-feira, o XIV Encontro de Intervenção Precoce, no Centro Cultural de Campo Maior. O encerramento, no primeiro dia, estará a cargo do ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

“Desenvolvimento Infantil: Um passo depois do outro” é o tema deste encontro que reúne especialistas, pais e educadores para analisar as condições de desenvolvimento das crianças, o seu crescimento pessoal e social bem como a necessidade de vigilância de crianças com risco de atraso no desenvolvimento.

A sessão de abertura é presidida por Luís Rosinha, presidente do Município de Campo Maior, Rita Nabeiro, presidente do XIV Encontro de Intervenção Precoce e Maria Inês Amparo, presidente do Sistema Nacional de Intervenção Precoce.

O primeiro painel “Intervenção Precoce: e depois?”, conta com a participação de duas mães com uma voz ativa neste assunto – Andreia Paes de Vasconcellos, autora do blog Tomás – my Special Baby e Andreia Neves dos Santos, autora do blog Autismo, bem como da mãe Vanessa Bicho e do psicólogo Eduardo Sá.

Os neuropediatras Frederico Duque e Rita Lopes Silva vão abordar o neurodesenvolvimento e o neuropediatra José Boavida Fernandes e o Professor Catedrático Carlos Neto a “Prática centrada no movimento”.

Para capacitar os cuidadores, Robin McWilliam, Professor, Special Education and Multiple Abilities Director, da Universidade do Alabama, e Marian Fuertes, Mestre em Intervenção Precoce, Doutorada em Psicologia e Professora da Escola Superior de Educação de Lisboa, falarão da importância do seio familiar e do acompanhamento dos pais no desenvolvimento infantil.

No último dia do encontro estão agendados seis workshops. “Clown, Clown – Uma Metodologia de Sorrisos”; “Recusa Alimentar Infantil: prevenção e sinais de alerta”; “Mindfulness”, “Cuidar a Motricidade fina para evoluir em relação”; “Rotinas para famílias felizes” e “Recusa Alimentar Infantil: avaliação e intervenção em terapia da fala” têm participação aberta a todos os profissionais do setor e interessados nas temáticas.