GNR sensibiliza população para evitar mortes por afogamento

No decorrer da Operação “Verão Seguro”, a GNR, em parceria com a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), está a promover a campanha “A morte por afogamento é silenciosa e rápida”.

Através de um conjunto de ações de sensibilização com vista à prevenção de afogamentos, sobretudo de crianças e jovens, explica o major David Pires, oficial de Relações Públicas do Comando Territorial de Portalegre da GNR, os militares procuram, até 15 de setembro, dar especial atenção ao policiamento de albufeiras e praias fluviais, “reforçando os conselhos e os alertas para evitar este tipo de acidentes”.

No caso do distrito de Portalegre, estas ações estão a ser levadas a cabo em locais como a Albufeira de Montargil e a Praia Fluvial do Alamal, no Gavião.

Esta é uma campanha que decorre em todo o país, sendo que alia “o conhecimento técnico e a experiência da APSI e o alcance territorial único e de proximidade que a GNR detém a nível nacional”. No decorrer das ações de sensibilização, que também acontecem em piscinas, os militares da GNR procuram “despertar consciências, alertar pais e cuidadores e, em última instância, cumprir o propósito mais desejado, que é salvar vidas que ainda mal começaram”, remata David Pires.

Só entre 2002 e 2021, ou seja, nos últimos 20 anos, de acordo com o Relatório de Afogamentos de Crianças e Jovens, ocorreram 274 mortes e 617 internamentos de crianças e jovens, em Portugal. Esta é considerada a segunda causa de morte acidental nestas faixas etárias.