Biblioteca de Elvas promove ateliers de verão com vista à promoção da leitura

Dois anos depois, os serviços educativos da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo retomaram os já tradicionais ateliers de verão. A decorrer desde o mês passado, a iniciativa, dedicada às crianças do concelho, estende-se até dia 2 de setembro.

Através de vários ateliers, explica a responsável por estas oficinas, Leonor Calado, procura-se, acima de tudo, a promoção do livro e da leitura. “Aquilo que fazemos com as crianças é a pesquisa, através de autores. Falamos sobre autores, ilustradores; ensinamos a fazer a pesquisa na biblioteca; e depois exploramos várias histórias, onde fazemos personagens da história e trabalhamos alguns conteúdos”, revela.

Nestes ateliers são abordados temas como o da reciclagem, a poluição e a poupança de água, que, ao longo do ano letivo, são explorados nas escolas, mas aqui de uma forma lúdica, “com mais tempo e alguns materiais diferentes”. “No período de pandemia não tivemos atividades a decorrer. Agora retomámos as atividades que fazíamos anteriormente e, aos poucos, vamos tendo meninos a participar e contamos que, futuramente, tudo volte à normalidade”, revela ainda Leonor Calado.

Apesar destes ateliers serem destinados, sobretudo, às crianças de primeiro ciclo, a Biblioteca Municipal de Elvas não limita a participação dos mais novos. “Desde que haja interesse em participar, aceitamos as inscrições dos meninos que nos queiram visitar”, remata a responsável.

Acompanhámos uma das sessões destes ateliers, com a participação de cerca de uma dezena de crianças que, depois de ouvirem a história “Não Sou Rabugento!”, tiveram oportunidade de, através de um desenho, retratar aquilo que retiveram deste conto, que tem como figura principal um rato.

“Tem sido divertido. Temos feito pinturas, temos lido livros. É educativo e divertido”, revela Ana, de 11 anos, enquanto procura desenhar o “rato rabugento” que, segundo conta, ao contrário do que os outros animais da história pensam, não é assim tão rezingão e é capaz de fazer novas amizades. Já Mariana, também de 11 anos, assegura que esta tem sido uma “boa experiência”. “É uma forma de passarmos os tempos livres e não me arrependo de ter vindo”, diz ainda, assegurando que é melhor passar estas horas na biblioteca que em casa, aborrecida, sem ter nada para fazer.

Os ateliers de verão da Biblioteca Municipal de Elvas funcionam às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 16 horas. Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição na receção da Biblioteca Municipal, através do telefone 286 009 660, ou dos emails bilioteca@cm-elvas.pt ou leonor.calado@cm-elvas.pt.