Portalegre ganha quatro residências de estudantes no âmbito do PRR

O Politécnico de Portalegre viu aprovadas as candidaturas a financiamento para adaptação, aquisição e renovação de dois imóveis, com vista à sua reconversão em residências de estudantes, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Por outro lado, a atual residência de estudantes, no Bairro dos Assentos, vai ser ampliada e requalificada.

Luís Loures (na foto), presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, explica que foi feita uma ordenação por mérito e, em 102 concorrentes, nós ficámos na 2ª, 4ª e 21ª posições, o que leva a crer que haverá financiamento para essas três residências, o que nos vai permitir aumentar significativamente o número de camas para os estudantes do ensino superior”.

Estas novas residências vão destinar-se não só a alunos mas também a investigadores: “estamos a falar de uma requalificação, uma residência nova para estudantes e uma para receber investigadores e professores internacionais”.

“Portalegre foi a terceira melhor candidatura”, diz Fermelinda Carvalho

Também a Câmara Municipal de Portalegre vai requalificar um imóvel, que já funcionou em tempos como residência de estudantes, e voltar a dar-lhe essas mesmas funções.

Fermelinda Carvalho (na foto), presidente da câmara municipal, explica que “é agora necessário fazer o projeto técnico de especialidades para que se possa lançar o concurso público e fazer a obra, uma vez que na capital de distrito à muita falta de alojamento para estudantes”.

Câmara de Elvas vai pagar “cerca de 50 por cento da residência de estudantes”, garante Rondão Almeida

Em Elvas, estão a decorrer as obras de reconversão do Antigo Lagar dos Lopes para residência de estudantes, o que permitirá a criação de cerca de mais 70 camas na cidade.

Rondão Almeida (na foto), presidente da câmara de Elvas, considera que, desde o início, esta obra deveria “ter sido da responsabilidade do Instituto Politécnico de Portalegre. A câmara não considerou assim e decidiu candidatar a obra ao Quadro Comunitário, mas que exige uma comparticipação financeira da autarquia de 40 por cento. Com determinados trabalhos e revisões de preço, os custos para a câmara de Elvas vão rondar os 50 por cento, que vão ter que sair da receita da câmara”.

A obra está a decorrer mas com alguns atrases, consequência, sobretudo, “da falta de material e mão-de-obra, o que leva os próprios construtores a terem dificuldades em cumprir os calendários das obras”.

O financiamento agora anunciado para as três residências do Politécnico de Portalegre, a rondar os 7,1 milhões de euros, vai permitir continuar a investir na melhoria das condições de alojamento e bem-estar dos estudantes deslocados e no crescimento do ensino superior no Norte Alentejo.

As novas residências ficarão localizadas em Portalegre, no Palacete do Visconde dos Cidraes e num edifício da Rua Mouzinho de Albuquerque, que reúnem as condições para, juntamente com as já existentes, serem disponibilizadas 370 camas para os estudantes.

A residência de estudantes da câmara de Portalegre vai permitir criar mais 40 camas e a de Elvas mais 70.