“Leva para ler” disponibiliza livros de forma gratuita para os amantes da leitura

“Leva para ler” é o nome do projeto que nasceu em 2020, em Marvão, com o objetivo de que as pessoas, acima de tudo, leiam livros.

O projeto teve início na freguesia de Santo António das Areias, passando por outras freguesias do concelho de Marvão e chegou agora ao mercado municipal de Portalegre.

Estrela da Paz foi a impulsionadora do projeto, uma vez que tal como explica, trabalha no ramo imobiliário, e via que muitas pessoas deixavam os livros para trás, até que começou a recolhe-los e partilhá-los numa cabine telefónica em Santo António das Areias. “Há casas que vendo, em que as pessoas pensam deixar livros para o lixo e eu penso que é um crime, por isso, ia recolhendo e guardando em casa, já no confinamento achei que havia pessoas que gostariam de ler, e comecei a coloca-los numa cabine telefónica em Santa António das Areias, revela.

Depois desta iniciativa e de criado o grupo no facebook, “as pessoas começaram a doar muitos livros”, pelo que Estrela começou a levá-los para o mercado e, depois estendeu o projeto em São Salvador da Aramenha, também para Castelo de Vide, e em Portalegre.

O objetivo passa pelo facto de as pessoas levarem os livros para ler, não havendo “qualquer obrigatoriedade de devolver o livro, que pode fazer a diferença na vida de uma pessoa e gostamos que estejam acessíveis a quem os queira levar”, acrescenta Estrela.

Até à data, Estrela da Paz já recebeu cerca de 4500 livros, e deram saída cerca de dois mil.

Estrela da Paz lança o repto para que o projeto possa chegar também a outros locais da região, caso se alguém se voluntarie para o acolher, porque acredita que, “é simples, não dá tanto trabalho assim e é muito gratificante”.

“Leva para ler” conta já com cerca de dois mil membros na sua página de Facebook. Um projeto criado por Estrela da Paz e Maria Teresa Serra.