Comboio de Alta Velocidade começa a funcionar a 19 de julho na Extremadura

Foto: El Periodico Extremadura

Depois da primeira viagem de teste do comboio, na linha de alta velocidade da Extremadura, já se sabe começará a funcionar a 19 de julho, segundo avança o El Periodico Extremadura.

Até 8 de julho, estarão à venda 20 mil bilhetes normais e 10 mil bilhetes de 1ª classe, ao preço de 18 e 22 euros, respetivamente. O novo comboio entre Madrid e Badajoz, modelo Alvia S-730 renovado, oferecerá um serviço diário em cada sentido e poupará 51 minutos em toda a viagem (4 horas e 17 minutos). A partida de Badajoz, de segunda a domingo, será às 7.25 horas (hora espanhola); o regresso, de Madrid (Puerta de Atocha), às 16.38 horas (hora espanhola).

Na manhã de ontem, quinta-feira, 23 de junho, o comboio partiu de Plasencia com destino a Badajoz e nele viajaram a ministra dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, Raquel Sánchez, e o chefe do Executivo da Extremadura, Guillermo Fernández Vara. Depois de fazer escalas em Cáceres e Mérida, o comboio chegou à capital de Badajoz às 11.54 horas. Durante o percurso, o Alvia S-730 atingiu os 180 quilómetros por hora, a velocidade máxima a que pode circular, neste momento, uma vez que não poderá atingir os 250 km/h até que a via esteja eletrificada.

A nova via, que futuramente será de alta velocidade, só ficará concluída no troço Badajoz-Plasencia, uma vez que da capital Jerte à estação de Atocha (Madrid) ainda existem obras e projetos pendentes. O arranque desta primeira fase vai poupar 51 minutos de viagem entre Badajoz e Madrid; 44 entre Monfragüe e Badajoz; 25 entre Badajoz e Cáceres e 20 entre Cáceres e Mérida..

À chegada à estação ferroviária de Badajoz, o ministro salientou que a eletrificação do troço entre Plasencia e Badajoz ficará concluída no primeiro semestre do próximo ano. No que diz respeito às restantes fases até Madrid, salientou que se avançará também na ligação Talayuela e Plasencia, bem como no novo estudo informativo sobre a ligação entre Oropesa e Madrid, que será submetido para avaliação ambiental neste verão.