Serviços Educativos do CIFA dão a conhecer património de Campo Maior junto do público escolar

O município de Campo Maior abriu, recentemente, os Serviços Educativos no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA).

Como revela a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, trata-se de um serviço que pretende estimular, no público escolar, a compreensão do património da vila, sendo objetivo alargar a outros espaços museológicos. “Uma das preocupações do município foi a de conseguirmos assegurar os serviços educativos em todos os espaços museológicos e, neste momento, já funcionam no CIFA, com uma série de programas, direcionados ao público escolar, no sentido de estimular a compreensão de diversos aspetos do Castelo de Campo Maior”, revela.

Neste momento decorrem já algumas atividades para as turmas que quiserem visitar o CIFA, nomeadamente: “À descoberta do Castelo”, direcionado do pré-escolar ao terceiro ciclo, com um mini Quizz, com duração de duas horas; “histórias que deixou, quem por aqui passou”, com visita orientada ao Castelo, onde são exploradas as lendas do concelho de Campo Maior, para o pré-escolar, 1º e 2º ciclos; “Atelier da Taipa”, uma oficina de história com uma visita com paragem na sala de exposições, do pré-escolar ao 3º ciclo; “Percorre a atividade média e desenha o Castelo”, para pré-escolar e primeiro ciclo; e por fim, outra atividade denominada de “Por entre baluartes e revelins”, para o público escolar do pré-escolar ao 3º ciclo.

É ainda objetivo, que as escolas agendem estes serviços educativos, no próximo ano letivo, junto do município, revela São Silveirinha, adiantando que está a ser preparado “uma série de pacotes para todos os espaços museológicos, que passa por realizar um peddy-paper e levar as pessoas aos vários espaços, em que se possa ter uma espécie de passaporte, para desenvolverem atividades e dinâmicas, em cada um dos espaços”.

Estes serviços educativos destinam-se não só à comunidade escolar de Campo Maior, mas também a outras escolas da região, que entendam conhecer mais sobre o património e história de Campo Maior.

Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior que já tem a funcionar os Serviços educativos com o objetivo de divulgar, através de diversas atividade o património cultural e histórico da vila, junto da comunidade escolar.