Casa das Flores de Campo Maior permite visita interativa pelas Festas do Povo

casa flores campo maiorA arte das flores de papel de Campo Maior está agora representada na Casa das Flores, instalada no antigo Edifício Militar do Assento, mais propriamente, numa sala onde estava o antigo cinema de Campo Maior.

Para João Muacho, esta Casa das Flores permite uma visita pela arte de fazer flores de papel, característica dos campomaiorenses, num percurso interativo, em que o visitante pode ter uma experiência única, de perceber a forma como são feitas as Festas do Povo. “A visita é simples, e permite conhecer um pouco da história da arte do povo de Campo Maior, que é fazer flores de papel e oferecê-las ao mundo, ou seja, contar a sua história, desde o momento, em que se pensa como se faz a rua até ao momento da enramação”. O presidente explica que estarão também representadas “três gerações de campomaiorenses, que contam a história do que eram as Festas do Povo, desde os seus primórdios até a época mais recente, e ainda porque gostam tanto dessas festas”.casa flores campo maior 2

O espaço é dedicado aos campomaiorenses, mas também a quem o visita. No qual, adianta o presidente do município campomaiorense, o visitante, através de um cartão, “terá que construir a sua rua e uma flor de papel, e no final da visita saberá se o conseguiu cumprir todos os timings até ao momento de engalanar as ruas”.

Para além desta parte interativa, há várias imagens, antigas e recentes, e uma descrição da história das Festas do Povo, com gravações em vídeo a 360 graus. No espaço há também a recriação de uma rua engalanada de Campo Maior. Este espaço, está numa fase terminal, revela João Muacho, apontando a sua inauguração para quando há festas em Campo Maior, considerando ser “o momento oportuno para inaugurar este edifício”.

Casa das Flores, em Campo Maior, que permite a quem a visita, assim, que estiver concluída, experienciar aquilo que são as Festas do Povo em Campo Maior, que retratam a arte de fazer flores de papel, característica do povo campomaiorense.