Sérgio Conceição apresenta “o outro lado” do Forte da Graça em exposição de fotografia

O elvense Sérgio Conceição inaugura este sábado, 28 de maio, a exposição de fotografia “Forte da Graça – The Other Side”, naquele monumento de arquitetura militar.

A mostra conta com imagens captadas pelo fotógrafo, a grande maioria delas nunca antes expostas ou publicadas, que retratam o forte, antes e depois da sua recuperação. “São fotografias já com muitos anos, com momentos de luz únicos”, garante Sérgio Conceição. Dez por cento das fotografias, adianta o fotógrafo, são conhecidas, tendo sido já publicadas em revistes ou sites internacionais.

Garantindo ter sido “muito específico” na escolha das fotografias para esta exposição, o fotógrafo assegura que as mesmas resultam de “momentos espetaculares” passados por si no forte. “Não estamos a falar de um por do sol normal, de um nevoeiro ou de uma fotografia noturna normal, estamos a falar de momentos de luz muito específicos que aconteceram no Forte da Graça, durante estes anos e que foram retratados também devido ao facto de eu ter passado muitas horas no forte a fotografar”, assegura.

Ao todo, a exposição é composta por 30 imagens do Forte da Graça, quer do seu interior, quer do exterior, todas elas captadas através de diferentes técnicas fotográficas. O fotógrafo adianta que há exemplares de fotografia área, noturna, de paisagem, de pormenor, de interiores e exteriores. “Vão conseguir ver imagens interiores e exteriores do forte, antes da recuperação e ter a perceção aérea dessa recuperação”, revela.

Entre as imagens que compõem a exposição, o fotógrafo destaca uma em que, sem conseguir fotografar com recurso a tripé, como gosta, num dia de chuva intensa, acabou por captar um arco-íris. Essa fotografia, garante ainda, não sofreu qualquer edição. “Não faço esse tipo de trabalhos de fotomontagem. As fotografias que eu apresento são sempre reais, com horas, minutos e segundos estipulados”, diz ainda.

A apresentação desta exposição, para Sérgio Conceição, “não faria sentido” num outro local, ficando no forte, disponível para visita gratuita, durante três meses. Inaugurada pelas 18 horas, este sábado, a mostra inclui imagens captadas desde 2011.

da Graça em exposição de fotografia