Prémio Literário Hugo Santos apresentado no Centro Cultural de Campo Maior

O Prémio Literário Hugo Santos é apresentado hoje, no Centro Cultural de Campo Maior, no âmbito da Feira do Livro, que decorre desde a passada quarta-feira. Este prémio homenageia a escrita deste campomaiorense, falecido há cerca de quatro anos.

Para Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior esta é uma forma dar força ao nome de Hugo Santos, considerando que este prémio será um sucesso. “Ouvimos diversos escritores campomaiorenses e, foi unânime que, Hugo Santos extravasava a escrita campomaiorense, e toda a gente lhe reconhece mérito, pelo que a Câmara aceitou as opiniões das pessoas auscultadas e avançámos com o nome de Hugo Santos e a família ficou também muito satisfeita com este reconhecimento”.

“Pretendemos que o nome de Hugo Santos ganhe uma força maior, com um prémio literário que, será de certeza um sucesso e com o nome dele associado”, acrescenta Rosinha.

Já a vereadora no município, São Silveirinha revela que a Feira do Livro, em Campo Maior, encerra “com chave de ouro”, com este prémio literário, e acrescenta que Campo Maior “vai-se juntar a uma curta lista de localidades alentejanas que têm prémio literário, pelo que é com muito orgulho que convido todos a marcarem presença no Centro Cultural e participarem neste prémio literário”.

Este prémio vem reconhecer, de forma mais do que merecida o trabalho de Hugo Santos, pretendendo-se com este prémio literário apelar à criatividade e pela escrita, aberto a todos aqueles que têm mais de 18 anos, tendo como modalidade a poesia. “A obra de Hugo Santos destaca-se e é mais do que merecida esta homenagem que o município de Campo Maior e toda a população faz”, diz a vereadora.

São Silveirinha revela que se pretende, com esta iniciativa, que surjam novos talentos e pensa que este prémio “tem tudo para ser bem-sucedido puxando pela criatividade e escrita, e é aberto a qualquer pessoa, de nacionalidade portuguesa, com mais de 18 anos”, adiantando também que é apresentado neste dia 22, por ser o dia do autor português.

O Prémio Literário Hugo Santos é apresentado às 16.30 horas, no Centro Cultural, sendo que a Feira do Livro encerra com ao som de Paulo Cachinho.

Ainda hoje, pelas 11 horas é apresentado o livro “Percursos com Sentida”, da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), no âmbito da Feira do Livro de Campo Maior.