Falta sangue: hospital de Elvas já em “situação de necessidade”

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação está a apelar a todos os potenciais dadores que façam a sua dádiva de sangue, nesta altura, em que tem sido particularmente difícil a manutenção das reservas em níveis estáveis, devido, sobretudo, ao elevado número de contágios por Covid-19 das últimas semanas e respetivos isolamentos profiláticos.

Também as habituais infeções respiratórias desta altura do ano têm contribuído para uma redução do afluxo de pessoas candidatas à dádiva de sangue. Estas situações têm estado a causar uma grande redução do número de dadores e o adiamento de sessões de colheita previamente calendarizadas.

Elvas não é exceção, sendo que, de acordo com o diretor do serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Santa Luzia, Diego Cruz, “seria bom” que a população doasse sangue, para que se consiga inverter a situação. “Seria a solução para o problema”, garante.

O médico adianta que, para esta falta de sangue, tem contribuído o cancelamento das tradicionais brigadas, que se realizam fora dos hospitais. “Têm sido canceladas, nos últimos tempos, para que se evitem contágios”, revela. A necessidade dos hospitais, em termos de sangue, varia consoante a atividade de cada um, não sendo bom que se esteja abaixo do stock de emergência, explica ainda Diego Cruz.

A verdade é que, por esta altura, o hospital de Elvas, já sem encontra “numa situação de necessidade”, pelo que o médico deixa um apelo à população: “se toda a população pudesse vir dar sangue, seria uma grande ajuda”.

As colheitas de sangue, em Elvas, organizadas pelo Hospital de Elvas, decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 13 horas, sem necessidade de marcação prévia.

É muito importante o reforço imediato das dádivas de sangue, pois só assim os doentes podem receber os tratamentos que necessitam. Para ser dador de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos) e ter peso igual ou superior a 50 kg.

As pessoas candidatas à dádiva que tenham tido Covid-19 devem aguardar 14 dias para se candidatarem novamente. Os dadores de sangue, sendo homens, só podem realizar a sua dádiva de três em três meses e, sendo mulheres, de quatro em quatro.

Os hospitais portugueses necessitam entre 800 a 1000 unidades de sangue e componentes sanguíneos todos os dias, sendo que os componentes sanguíneos têm um tempo limitado de armazenamento (35 a 42 dias para os concentrados eritrocitários; cinco a sete dias para as plaquetas).