Barragem do Caia com campanha assegurada mas cereais precisam de chuva

Os concelhos de Elvas, Campo Maior e Montemor-o-Novo encontram-se em seca moderada, tendo em conta que o mês de dezembro de 2021 foi o 4º dezembro mais quente desde 1931, tendo o valor médio da quantidade de precipitação sido inferior ao valor normal.

Luís Rodrigues, gerente da Associação de Beneficiários do Caia, refere que a Barragem do Caia “tem disponível cerca de 109 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a 57 por cento da cota de descarga. Com estes números, a campanha de rega deste ano está assegurada bem como o fornecimento às populações”.

No que diz respeito à agricultura, Luís Rodrigues assegura que, “se dentro de duas semanas não houver chuva, os cereais vão sentir essa falta. Neste momento, as pastagens estão dentro do que é previsível mas as alterações climáticas têm arrastado a chuva, que normalmente caía no mês de dezembro e janeiro, para o início da primavera”.

O gerente da Associação de Beneficiários do Caia assegura que têm “feito um esforço enorme na poupança de água, aliando nova tecnologias à obra obsoleta da barragem, que funciona desde 1969”.