Secretária de Estado no CEAN: “este Centro personifica o que desejamos como modelo de educação”

O Centro Educativo Alice Nabeiro recebeu esta manhã de sexta-feira, 17 de dezembro, a visita da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, a quem foi dada a conhecer a dinâmica pedagógica do Centro.

A visita teve início com uma pequena surpresa preparada pelas crianças da instituição, onde cantaram uma música de Natal para todos os presentes. Após este momento musical, as crianças ofereceram uma lembrança à Secretária de Estado, e por sua vez, esta, ofereceu um quadro ao Comendador Rui Nabeiro, enaltecendo o papel do Grupo Nabeiro na Promoção da Igualdade e cidadania, nos seus vários eixos de atuação.

Para o Comendador Rui Nabeiro esta visita assume especial importância, na medida em que é um motivo “de satisfação e orgulho, porque é um trabalho que nasceu e cresceu com tantas crianças que aqui já passaram e temos contribuído para um bem estar e relação com a crianças, com um pouco de cultura, que se nota na escola para onde seguem depois, pela educação mais avançada”.

A proximidade é uma das bandeiras do Comendador Rui Nabeiro, que refere que o seu “sonho é criar ainda mais e melhor”, a vários níveis, no entanto sente que as pessoas que ali trabalham seguirão com o trabalho feito até então. O Governo futuro tem que pensar na proximidade, porque perto sentimos o que às pessoas falta e longe não nos vemos”. Rui Nabeiro afirma que para si é uma felicidade receber esta visita, pelo “reconhecimento deste trabalho”, convidando a que todos “sigam os nosso caminhos, de fé, amizade e amor e as crianças são o nosso futuro, o futuro dos países”.

Já a Secretária de Estado, Rosa Monteiro, explica que esta visita é “reconhecer o trabalho que é feito” no Centro Educativo, e “é a personificação do que desejamos, como modelo de educação, pela cultura, pela arte, pelos valores, cidadania, valorização da diferença, direitos humanos e questões ambientais, para além daquilo que é aquisição das competências convencionais”. Por outro lado, a Secretária de Estado enaltece o facto de o Grupo Nabeiro ter sido o primeiro a nível nacional a receber o certificado para conciliação da vida pessoal, profissional e familiar, algo que considera “ser um motivo que muito honra e é exemplo de excelência para outras empresas do nosso país”.

A Secretária de Estado Rosa Monteiro, diz ainda que “é ainda mais importante nós reconhecermos que há empresas que vão à frente nas boas práticas e a dar o sinal e o exemplo de que é possível fazer, pelo que contamos sempre com este Grupo para reconhecer e validar este compromisso para a cidadania e igualdade, também neste domínio que é fundamental, porque costuma dizer-se que é onde tudo nasce, na educação”.

Já Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior, sente-se lisonjeado pelo facto de a Secretária de Estado reconhecer “o papel do município e da Associação Coração Delta que se têm complementado em aspetos tão importantes como a cidadania e igualdade”. Quanto ao Centro Educativo Alice Nabeiro, Luís Rosinha destaca que este é um local que “tem por característica trabalhar determinados aspetos, que outros, acham que não serão tão importantes, não só a cidadania e igualdade, porque já o praticam, inserida no modelo e responsabilidade do Grupo Nabeiro, porque é daqui que se constroem os homens e mulheres de amanhã”. O presidente da Câmara de Campo Maior refere ainda que o Comendador Rui Nabeiro “tem sempre uma palavra de estímulo, de onde surgem questões como o empreendedorismo”, tendo a certeza de que “estas crianças a partir destas bases, serão muito melhores, no futuro”.

Depois da receção por parte das crianças, decorreu uma reunião de trabalhos, em que como explica Rita Nabeiro, do Grupo Nabeiro, “foram dados a conhecer o Grupo e a Associação Coração Delta e o trabalho e projetos nas áreas de sustentabilidade e social”. Uma das preocupações “é o futuro e educação das crianças e o impacto da educação no concelho”, pelo que outro dos objetivos foi criar “ideias para melhorias futuras”.

Já para Dionísia Gomes, diretora do Centro Educativo Alice Nabeiro esta visita assumiu especial importância, na medida em que “para além de dar a conhecer o enfoque na cidadania e igualdade que são trabalhadas no estabelecimento, também trazer novos projetos para Campo Maior, para o CEAN”.