Portugal em Estado de Calamidade a partir de 1 de Dezembro

O primeiro-ministro, António Costa, destacou o esforço dos portugueses que tornaram Portugal um dos países da Europa com uma maior taxa de vacinação. De acordo com o governante português, a vacinação tem permitido salvar vidas e diminuir o número de infetados.

António Costa comparou os números do ano passado com os do mesmo período deste ano, referindo que, este ano, “estamos francamente melhor do que o que estávamos há um ano atrás”, quer no que diz respeito aos novos casos quer nas vítimas mortais.

A primeira medida que temos que tomar é reforçar o esforço de vacinação, através da administração da dose de reforço, para as pessoas que são já elegíveis, até dia 19 de Dezembro. Na próxima semana, será analisada a vacinação das cerca de 637 mil crianças elegíveis. No dia 20 de Dezembro está contratada a chegada do primeiro lote de cerca de 300 mil vacinas pediátricas da Pfiezer.

António Costa anunciou esta quinta-feira, dia 25, que “este é o momento adequado para que possamos tomar novas medidas que envolvam os cidadão, as famílias, as empresas e todas as entidades do setor público. Em primeiro lugar, recomendo que, sempre que possível, devemos fazer autoteste para assegurar que protegemos aqueles que nos são mais queridos., Por outro lado, o tele trabalho é recomendável sempre que possível. Por outro lado, o Conselho de Ministros aprovou elevar o nível de alerta para Estado de Calamidade, a partir do dia 1 de Dezembro.

Utilização de máscara passa a ser obrigatória em espaços fechados e todos os recintos não excecionados pela DGS.

O certificado de vacinação passa a ser exigido para frequentar restaurantes, estabelecimentos turísticos e de alojamento local, ginásios e espetáculos com lugar marcado.

Para visitas a lares e a pacientes internados em estabelecimentos de saúde ou para participar em grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos desportivos é necessário apresentar um teste negativo à Covid-19.