Coração Delta chama atenção para a utilização de ecrãs pelos mais novos

“Sinais de Alerta e Utilização de Ecrãs” foi o tema de uma primeira de três conferências, sob a temática da “influência da tecnologia no desenvolvimento da criança”, promovidas pela Coração Delta, no Centro de Ciência do Café, na tarde desta quinta-feira, 25 de novembro.

Com a sessão, segundo explica a oradora, a psicóloga clínica Carla Almeida, procurou-se falar sobre “desenvolvimento infantil, até aos cinco anos”, “as aquisições mais importantes e os sinais de alerta”, a que os pais e educadores devem dar atenção para o uso excessivo, na infância, dos ecrãs, como telemóveis e tablets. “Temos de facto, crianças, muito pequeninas, a usar os ecrãs e existem alguns riscos”, adianta.

Quanto aos perigos para este uso, das crianças, dos ecrãs, Carla Almeida destaca, entre outros, e dependendo da idade, “alguma escassez de interesse” em outras tarefas, bem como algumas dificuldades na aprendizagem e isolamento social.

Carla Almeida chama ainda a atenção para o facto dos adultos, junto das crianças, precisarem de dar o exemplo, uma vez que, até às refeições, muitas vezes, estão agarrados às novas tecnologias.

Já a coordenadora da associação Coração Delta, Dionísia Gomes, lembrando os serviços prestados por esta, junto da comunidade, revela que procura-se, com este ciclo de conferências, explicar a influência da tecnologia no desenvolvimento dos mais novos. Dionísia Gomes explica ainda que há que saber tirar proveito, apenas, o que “é interessante da tecnologia”, fazendo uma gestão do tempo em que se passa em frente a um ecrã.

A esta primeira conferência, que teve como público-alvo pais, educadores, crianças e jovens, segue-se uma segunda, marcada para 25 de janeiro, sobre “O Brincar e ser ativo na Infância: as relações entre a família, a escola e a comunidade”.