Carlos Beirão: “muito nos honra que a Arkus seja um Clube UNESCO”

A associação juvenil elvense Arkus é, desde o mês passado, um Clube UNESCO, por ser uma coletividade que tem por objetivo promover a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, propagando os seus ideais através de iniciativas inspiradas nas suas atividades, contribuindo para a formação cívica e democrática da comunidade.

Após “um processo moroso”, a Arkus conseguiu obter esta certificação por procurar sempre promover a cultura, sobretudo através do teatro, em todas as faixas etárias. “Acabámos por entrar neste clube, o que muito nos honra, sendo que este pretende divulgar todas as associações e entidades que contribuem para o desenvolvimento da cultura, e é isso que nós somos, como associação”, explica o presidente da Arkus, o professor Carlos Beirão.

Agora, e sendo um Clube UNESCO, a Arkus vai ver todas as suas atividades divulgadas, pelas Nações Unidas, nas suas várias plataformas online, tendo, por isso, de obedecer a várias regras. A certificação, adianta Carlos Beirão, vem “premiar todo o esforço e trabalho desenvolvido”, ao longo dos últimos anos, “ao nível da cultura, na música, no teatro, no âmbito sociocultural”, recordando que, há cerca de dois anos, a associação já tinha sido considerada a mais dinâmica do país. As próprias Nações Unidas, esclarece o presidente da Arkus, acabam por “facultar materiais”, com a UNESCO a participar no desenvolvimento e produção de conteúdos pedagógicos.

Indiretamente, revela Carlos Beirão, a Arkus tem procurado promover “uma cidadania mais consciente, mais participativa, em torno das questões da educação, da cultura e do ambiente”. Através das suas iniciativas, a associação tem procurado também fazer uma divulgação da própria cidade de Elvas, do seu património, das suas gentes e da sua cultura. “Acabamos por estar presentes em várias áreas e estes prémios acabam por nos incentivar a desenvolver todos estes projetos”, acrescenta o professor.

A Arkus é o único Clube UNESCO em Elvas, sendo objetivo continuar a sê-lo, após as primeiras avaliações. “Ao fim de um ano, será avaliado, e depois continuará por mais dois  anos e assim sucessivamente, é isso que pretendemos também: continuar”, remata Carlos Beirão.