Projetos distinguidos a nível europeu são “um orgulho” para o Agrupamento de Campo Maior

Dois dos quatro projetos eTwinning desenvolvidos no Agrupamento de Escolas de Campo Maior foram distinguidos com Selos de Qualidade Europeu eTwinning.

Depois de, no passado mês de setembro, esta distinção ter sido atribuída a nível nacional, os projetos “Emocionarte” e “Colores de hispanidad” foram agora reconhecidos a nível europeu, o que para o agrupamento, e como explica Vanessa Algarvio, da equipa de projetos, “é um grande orgulho e vai ao encontro de tudo o que nós tentamos que os alunos experienciem, como trabalho de projeto, parcerias e interculturalidade”. Vanessa Algarvio recorda ainda que no ano passado já tinha recebido uma distinção a nível europeu, pelo que segundo explica “este ano somamos mais duas e vamos continuar a somar”.

Estes dois projetos, agora premiados a nível europeu, foram desenvolvidos na disciplina de espanhol. No que diz respeito ao “Colores de Hispanidad”, teve como objetivo “identificar as diferenças entre os países hispano falantes, ou seja, da América Latina e Espanha, pelo que os alunos trabalharam com turmas de Itália e/ou Espanha, abordando temas como cinema, gastronomia, entre outros, e no final resultou num mapa onde todos os países aparecem, e as várias vertentes de cada um”, explica a membro da equipa de projetos do Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

Já o projeto “Emocionarte” teve como objetivo trabalhar as emoções onde foram feitas “várias atividades a este nível, definiram-se emoções e associaram-se imagens, em que o produto final foi um dicionário das emoções, e em que se concluiu que apesar de falarmos línguas diferentes, as emoções é algo que todos têm em comum, pelo que não somos assim tão diferentes e aquilo que sentimos aproxima-nos e não nos afasta”, revela Vanessa Algarvio.

Este reconhecimento torna-se importante não só para a escola e professores, mas acima de tudo para os alunos. Vanessa Algarvio explica que “os alunos receberam diplomas, e incentivamos que coloquem no seu currículo, porque são trabalhos reconhecidos a nível internacional, e por isso é sempre somar novas experiências e validar competências noutras áreas, algo que incentivamos e vamos continuar a incentivar”, remata.

Projetos “Emocionarte” e “Colores de hispanidad” do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, que depois de terem sido reconhecidos a nível nacional, receberam, recentemente o selo de qualidade etwinning europeu.