Dia Mundial de Combate ao Bullying: Paulo Restolho explica este tipo de violência no “Elvas + Solidária”

Hoje, dia 20 de outubro, assinala-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying. Segundo a Unicef estima-se que uma em cada três crianças seja vítima deste tipo de violência, em contexto escolar.

O bullying corresponde à prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima.

O ato de praticar bullying é sempre pensado e premeditado, “ou seja, há uma intenção das coisas acontecerem. Outra grande característica é o comportamento das partes agressoras, que tem sempre um padrão repetitivo. Por outro lado, acontece sempre num quadro de desigualdade de poder porque geralmente há sempre um grupo mais forte contra uma vítima mais fraca”, segundo o agente Paulo Restolho (na foto), do programa Escola Segura da PSP de Elvas.

Por outro lado, há três tipos de agressão: “física, quando envolve agressões com contacto corporal; verbal, quando se chama nomes, praticamente todos os dias, em frente aos outros e a psicológica que acontece quando uma pessoa é colocada de parte e isolada por um grupo”.

O bullying pode ser praticado em diversos contextos, desde a escola ao trabalho ou ainda no seio familiar. O bullying é o tema da edição desta semana do programa “Elvas + Solidária” com o agente Paulo Restolho, do programa Escola Segura da PSP de Elvas.