Festival de Balões de Ar Quente de 8 a 14 de novembro

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente regressa ao Alentejo, em novembro, com a participação de várias equipas europeias, após um ano de interregno devido à pandemia da Covid-19, segundo anunciou a organização. Promovido pela empresa Publibalão, em colaboração com o “Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo”, a 24.ª edição do festival, o mais antigo em Portugal, vai decorrer em várias localidades do distrito de Portalegre, entre 8 a 14 de novembro.

Na presente edição, além da participação de pilotos portugueses, são esperados também balonistas oriundos da Alemanha, Bélgica, Inglaterra, França, Espanha e Países Baixos.

Este ano, o festival decorre na Fundação Abreu Callado, em Benavila (concelho de Avis), Fronteira, Monforte e Ponte de Sor, esperando a organização poder anunciar, até ao arranque do evento, outras localidades interessadas em participar na iniciativa. Além de realizar voos cativos, o festival tem para oferecer, diariamente, voos livres (as habituais viagens de balão), mediante a aquisição de uma pulseira. Durante o Festival Internacional Balões de Ar Quente, os voos vão estar associados a campanhas solidárias a favor dos bombeiros dos concelhos aderentes.

O festival vai contar ainda com espetáculos noturnos, os denominados Night Glow, em que os pilotos preparam os seus balões como se fossem descolar, mas estes ficam presos a alguns metros do chão, onde as chamas libertadas pelos queimadores criam um espetáculo visual.

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente tem raízes no distrito de Portalegre e serviu de base para a abertura, em 2012, da primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente, em Fronteira.