Academia de Música em destaque no “Elvas + Solidária”

A música, que teve o seu Dia Mundial celebrado na passada sexta-feira, dia 1 de outubro, e o trabalho desenvolvido pela Academia de Música de Elvas estão em destaque na edição desta semana do programa “Elvas + Solidária”.

A música, assim como qualquer outra forma de expressão artística, segundo o diretor desta instituição ensino, Luís Zagalo, cumpre com vários missões, que vão para além do simples momento de fruição. “A arte em geral não cumpre a missão de fazer passar o tempo, cumpre a missão de nos conhecermos melhor, a missão de termos mais mundos para entender o mundo e a missão de saber como é que chegámos até aqui”, explica.

Apesar da pandemia, Luís Zagalo considera que “tudo foi feito” para que a aprendizagem da música, por parte dos alunos da Academia de Elvas, não ficasse comprometida, lembrando que, deste período, daí nasceram iniciativas que, noutro contexto, não viriam a ver a luz do dia, como o ciclo “À Conversa Com”. “Todas estas pessoas que vieram a Elvas, vieram porque tinham a agenda menos sobrecarregada com concertos, gravações e trabalho televisivo e porque o propósito foi muito de se conversar”, adianta.

Participaram no ciclo “À Conversa Com”, Pedro Abrunhosa, Cuca Roseta, Rita Guerra, Mafalda Veiga, Sérgio Godinho, José Cid, Paulo de Carvalho e José Cid. Através das conversas com estes artistas, garante Luís Zagalo, os alunos da Academia de Música de Elvas tiveram oportunidade de projetar o seu futuro, enquanto músicos. “Todos eles têm que conviver com o palco, com um lado que implica uma gestão muito própria, que é o de ser exposto e de ser o centro das atenções”, remata.