FAR Play: concurso aproxima pessoas das fortalezas da Raia através da arte

As fortalezas de Elvas, Marvão, Almeida e Valença são o mote para o concurso artístico FAR Play, que decorre até ao próximo dia 15.

O concurso resulta do projeto da criação da Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia, bem como da própria pandemia, segundo explica Isabel Pinto, técnica superior na Câmara Municipal de Elvas, tendo como objetivo a aproximação das populações a este património cultural. O concurso procura ainda promover uma participação ativa, pedagógica e enriquecedora através de diferentes manifestações artísticas.

“Uma das vertentes deste projeto da rota era de facto o desenvolvimento de ações ao nível da ação patrimonial, ou seja, o desenvolvimento de ações de trabalho muito mais direto e próximo com as escolas. Como nos vimos impedidos de concretizar esse trabalho, com a pandemia, surge este concurso”, adianta Isabel Pinto. O concurso, apesar de online, “incentiva e promove o contacto físico das pessoas com o património”, acrescenta.

É ainda objetivo da competição fortalecer o espírito crítico, a criatividade e o sentimento de pertença face a um património comum, através de seis diferentes desafios artísticos como forma de interação com as fortalezas.

Quem quiser concorrer, basta aceder ao site do FAR Play e fazer a sua inscrição. Ao seu dispor, terá seis masterclasses diferentes, conduzidas, cada um, por um especialista na área: criação literária, com André Letria; instalação artística, com Maria Leal da Costa; gastronomia, com Fortunato da Câmara; artes performativas, com Rafaela Salvador; fotografia, com Pedro Neves; e urban sketching, com Bernardo Gramaxo.

Os trabalhos desenvolvidos serão depois avaliados por um júri, composto por especialistas: um representante do Turismo de Portugal e o professor Jorge de Oliveira, da Universidade de Évora.

Os melhores trabalhos, resultantes das masterclasses, serão premiados com a estadia de uma noite em um dos quatro municípios integrantes da Rota, com Visita Guiada à respetiva Fortaleza e um vale presente no valor de 50 euros a em materiais ou experiências artísticas à escolha, em diferentes lojas e papelarias.