Insuficiência cardíaca em destaque no “De Boa Saúde”

Maio é o Mês do Coração. Este ano, com a habitual campanha nacional, a Fundação Portuguesa de Cardiologia pretende alertar, desta feita, e durante todo o mês, para os sintomas da insuficiência cardíaca, uma doença que afeta cerca de meio milhão de pessoas em Portugal.

Na edição desta semana do “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes lembra que o coração “é o órgão que faz com que o sangue circule no nosso corpo e que é fundamental para vivermos”, assegurando que o cansaço, só por si, não é sinónimo de insuficiência cardíaca.

A insuficiência cardíaca é uma doença grave e crónica, que ocorre quando o coração é incapaz de bombear o sangue para o corpo na quantidade necessária, relaxar e receber novamente o sangue de forma normal. Isto, adianta Pintão Antunes, significa que o sangue pode não conseguir fornecer nutrientes e oxigénio suficientes ao organismo, para que este funcione normalmente.

Tensão alta e um mau funcionamento dos pulmões ou dos brônquios, revela ainda o médico, são apenas exemplos de causas que podem conduzir à insuficiência cardíaca.

Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, e tendo em conta o estudo “Portugueses e a Insuficiência Cardíaca”, apenas 15% dos portugueses conseguem identificar o edema nas pernas como um dos principais sintomas da insuficiência cardíaca.