Autocuidado é o tema do programa “Elvas + Solidária”

O Autocuidado é um conceito abstrato e pessoal, uma vez que cada pessoa, define o seu próprio autocuidado, ou seja, a medicina diária de cada um.

N edição desta semana, do programa “Elvas + Solidária”, a educadora social no Agrupamento de Escolas nº2 de Elvas, Carla Louro, explica a importância de cada pessoa perceber o que significa cuidarmos de nós próprios. Carla Louro refere que devemos questionar-nos sobre o que é o autocuidado, e pensarmos enquanto pais, o que é autocuidado, se é ouvir uma música, fazer uma viagem, entre outras coisas, qual é a nossa medicina diária”.

Muitas vezes na parentalidade, os pais dedicam-se exclusivamente aos seus filhos, esquecendo-se de si próprios. A educadora social adianta que existe uma frase que diz: “se não tens 30 minutos para cuidar de ti, diariamente, significa que precisas de uma hora, e há que trabalhar o amor próprio que não é egoísmo”. Pelo que, “os pais devem cuidar de si, física e mentalmente, para poderem auxiliar os filhos, e os filhos são os espelhos dos pais”.

Carla Louro revela ainda como é que os pais podem educar os filhos a cuidarem de si próprios. Podem ver no youtube o vídeo “as crianças veem as crianças fazem”, e afirma que “o maior tempo da educação que damos aos filhos e enquanto professores é a educação informal, sobre o que fazemos e lhes mostramos, porque é isso que eles vão refletir”.

O autocuidado é o tema em destaque esta semana no programa “Elvas + solidária”, com a educadora social no Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas, Carla Louro.