Junta da Extremadura afirma que a região está “em disputa” pela fábrica de baterias

É a primeira confirmação oficial que a Junta da Extremadura faz, relativamente à futura fábrica de baterias que a Volkswagen tem previsto instalar em Espanha: “Extremadura está em disputa”, declarou esta quarta-feira a Consejera para a Transição Ecológica e Sustentabilidade, Olga Garcia, destacando que, para além do tempo exigido pelas empresas para a tomada de decisões, o importante é que a comunidade esteja entre as candidatas para sediar este projeto.

“Somos sensíveis e respeitamos o tempo que as empresas exigem para tomar decisões”, insistiu; e defendeu que, em todo o caso, a Extremadura é um local “muito interessante” não só para a instalação da referida fábrica de baterias de lítio, mas para “muitos outros” projetos industriais. “Temos recursos suficientes para sermos competitivos: território, energia elétrica, recursos solares, água, estabilidade social, segurança jurídica, e por isso a Extremadura está em disputa”, reiterou.

A verdade é que o lítio se tornou o novo “ouro líquido” a nível europeu e a Extremadura está há vários anos na corrida para fazer parte do novo mercado dos veículos elétricos, cujas baterias precisam deste elemento. A região tem em Cañaveral um dos projetos de mineração mais avançados da península para iniciar a extração de lítio e outros dois projetos industriais, menores, para fabricar células de bateria.

No momento, a comunidade aparece como uma das possíveis candidatas ao projeto Volkswagen junto com Sagunto (em Valência) e Aragão, que não foi totalmente descartado.

A decisão dependerá, em última análise, das empresas, mas o parque empresarial Expacio Navalmoral está a preparar-se para acolher a eventual chegada de grandes projetos industriais, de acordo com os passos que a Junta de Extremadura tem vindo a dar no último ano. A mais recente é a que foi publicada este mês de janeiro na Plataforma de Contratação do Setor Público, destinada a transportar a água da albufeira de Valdecañas até ao parque empresarial, através de uma conduta de 12 quilómetros, que será licitada em 2023. E será executado com previsão no final de 2024. O que está a ser licitado agora é a elaboração do projeto.

Da Junta da Extremadura mencionam propostas concretas, mas avançam que “há projetos industriais que mostram interesse em colocar-se na Extremadura e uma das possíveis localizações em consideração é o Expacio Navalmoral”. A questão é que “as necessidades hídricas manifestadas por estes projetos exigem estas novas infraestruturas, e por isso já projetamos hoje a melhoria das dotações existentes”, especificam do Ministério da Transição Ecológica.

Há outro lote no mesmo concurso destinado a melhorar também os recursos do sistema de abastecimento do reservatório de Santa Lucía em Trujillo, que a Transição Ecológica também vincula ao interesse de algumas indústrias de se instalarem nessa área.