Escola E.B. 2,3 de Santa Luzia, em Elvas, já foi inaugurada

A nova Escola E.B. 2,3 de Santa Luzia, em Elvas, foi inaugurada esta quarta-feira, dia 7, numa cerimónia presidida pelo ministro do Planeamento, Nelson de Souza.

Para o ministro do Planeamento, este tipo de investimentos no interior do país “tem uma importância acrescida. O investimento na educação, em qualquer sitio do mundo, é um investimento importante. No interior do país, aporta um valor à própria estratégia de desenvolvimento deste tipo de territórios porque acrescenta recursos humanos qualificados”.

Ricardo Pinheiro, secretário de Estado do Planeamento, considera que “adaptar os espaços de ensino a uma nova realidade, com espaços e equipamentos diferentes, é extraordinariamente importante. Acho que é um projeto que tem que ser dignificado, uma vez que no espaço de três anos conseguiu-se criar este projeto”. Ricardo Pinheiro destaca o facto de Nuno Mocinha ter “conseguido fazer a reinvenção à volta da capacidade de captação de fundos para escolas e cumprir os timings, tanto do ponto de vista financeiro como da execução física da própria obra”.

Nuno Mocinha, presidente da câmara municipal de Elvas, considera que “este é um dia feliz para o concelho, uma vez que Elvas vê nascer um novo estabelecimento de ensino que substitui um outro com mais de 50 anos”.

Brígida Gonçalves, diretora do Agrupamento de escolas nº2 de Elvas, refere que este novo espaço “era solicitado pelos alunos, pelos pais e por toda a comunidade. É um espaço apelativo, que certamente os alunos vão agarrar com força e que vem dar resposta às necessidades dos alunos, uma vez que estavam numa escola já degradada. Será uma escola motivadora de aprendizagem porque eles vão estar integrados. O 9º ano teve já o privilégio de estar aqui. Os restantes alunos deviam vir depois, mas entrámos em confinamento e não vieram”.

Inês Serpa, presidente da Associação de Pais do agrupamento, destaca o papel do presidente da câmara na concretização deste projeto: “esta obra só viria a ser possível graças ao presidente do município, o Dr. Nuno Mocinha, que teve coragem de assumir a construção da mesma com todos os riscos e dificuldades que poderiam vir a ter. Esta escola, é uma das obras que este concelho mais necessitava. as nossas alunas, alunos, professores e restantes funcionários tinham carência de espaço, materiais e comodidade. Como tal, não pode esta associação deixar de agradecer todo o trabalho e esforço até a aqui desenvolvido pela direção deste agrupamento, professores e funcionários”.

Na inauguração, além dos dirigentes locais, marcaram ainda presença Ricardo Pinheiro, secretário de Estado do Planeamento, e Carlos Miguel, secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional.