Semana das sopas de 5 a 11 deste mês em Vila Viçosa

A Semana das Sopas, integrada no Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa”, decorre entre os dias 5 e 11 de Julho.

O pão é um elemento obrigatório da “dieta alentejana”, ao qual é dado um tratamento de rei, comprovado na grande variedade de sopas, açordas, migas e ensopados.

As sopas de origem pobre e rural, dos tempos em que a alimentação das famílias estava limitada ao que era cultivado, enriqueceram a gastronomia alentejana através dos sabores singelos que se encontrou com a adição do pão (preferencialmente duro) a uma mão cheia de ervas aromáticas, que garantem o sabor típico das sopas alentejanas, saber e arte transmitidos ao longo de várias gerações. Estes fatores tornaram a gastronomia alentejana simples e imaginativa, onde podemos encontrar os ingredientes de cada época.

Os apreciadores poderão degustar, num dos restaurantes aderentes, uma das receitas de sopa alentejana, como a sopa de tomate, de feijão com repolho, de beldroegas, de cação, o gaspacho simples, a açorda de bacalhau ou a sopa da panela.

O Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa” decorre durante o ano na primeira semana de cada mês, dá corpo e alma à oferta gastronómica do concelho e pretende elevar mais alto esta oferta, aliciar e levar aos estabelecimentos de restauração do concelho os muitos turistas e visitantes que procuram a vila, com ofertas gastronómicas temáticas que evidenciam o melhor que há para degustar em Vila Viçosa.