Prémio de Jornalismo do Parlamento Europeu no “Espaço Europa”

Estão abertas as candidaturas ao Prémio de Jornalismo Daphne Caruana Galizia. Um prémio que pretende não só homenagear esta jornalista assassinada em 2017, mas também todos aqueles que diariamente lutam pelo direito e liberdade de imprensa.

Este é um prémio promovido pelo Parlamento Europeu, e como adianta Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, homenageia esta jornalista, de Malta, “que foi assinada, através de uma explosão num carro armadilhado e estava a investigar situações relacionadas com branqueamento de capitais, corrupção, crime organizado”. Existiram, na altura, revela Ana Pereira, muitos protestos relativamente “à forma como a investigação do seu homicídio foi feita, neste sentido, os eurodeputados têm vindo a apelar à Comissão Europeia sobre a forma como decorreu a investigação deste homicídio”.

O Parlamento Europeu quer, com este prémio, “sensibilizar e homenagear todos os jornalistas que trabalham no terreno, diariamente, que promovem uma investigação rigorosa e factual e, que muitas vezes colocam a sua vida corre risco, por desenvolver estes trabalhos”.

Este prémio de jornalismo quer compensar “trabalhos de excelência que fomentem os princípios fundamentais da União Europeia, como dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade e o estado de direito”.

“Podem candidatar-se até 1 de setembro, jornalistas ou grupos de jornalistas, através da submissão de um artigo, publicado em qualquer um dos 27 Estados-membros da União Europeia, em qualquer formato, e que tenham sido elaborados entre 1 de setembro de 2020 e 31 de agosto de 2021”. “Os artigos podem ser em qualquer tipo de formato, não havendo limite para o tamanho do mesmo, no entanto serão tidos em conta a relevância do tema, e a promoção destes direitos fundamentais da União Europeia, bem como a qualidade do conteúdo, entre outros”, explica Ana Pereira.

O prémio tem um valor de 20 mil euros e pode encontrar mais informações sobre este prémio, em europedirect.ipportalegre.pt.