Saiba como evitar comportamentos desadequados das crianças

Educar representa um enorme desafio para os pais e por vezes prevenir e gerir comportamentos desadequados nem sempre é fácil. No entanto, existem algumas estratégias facilitadoras para estabelecer um equilíbrio entre regras e limites comportamentais, por um lado, e afeto e empatia por outro.

Ana Castel-Branco, psicóloga na equipa de rendimento social de inserção de Elvas, Fronteira e Sousel, refere que “é necessário emitir algumas instruções, adequadas à idade da criança, e explicar o porquê das regras aplicadas”.

A psicóloga refere que quando os pais têm que aplicar algumas consequências é preciso seguir alguns passos: “escolher bem os comportamentos da criança em relação aos quais vamos aplicar as consequências, evitar abordagens violentas e optar pela perda de privilégios; não implementar consequências difíceis de implementar no quotidiano familiar e estar preparado para a possibilidade da crianças tentar contornar essa consequências”.

A prevenção e gestão de comportamentos desadequados é o tema da edição de hoje do programa Elvas Mais Solidária, com Ana Castel-Branco, psicóloga na equipa de rendimento social de inserção de Elvas, Fronteira e Sousel.