Ministro anuncia em Campo Maior investimento de 600 ME para postos da GNR

Campo Maior acolheu na manhã desta segunda-feira, dia 14, as comemorações do Dia da Unidade do Comando Distrital de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR).

As cerimónias protocolares, presididas pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, decorreram no jardim municipal da vila, com as diversas valências da GNR em parada militar.

Tendo em conta a falta de efetivo no distrito, e que também se reflete a nível nacional, José Luís Carneiro adianta que “o número de guardas foi reforçado no distrito com mais 45 elementos, sendo que no próximo ano, a nível nacional, se prevê que ingressem mais de mil. É este esforço de rejuvenescimento que está em curso para as forças de segurança, quer na Guarda Nacional Republicana quer na Polícia de Segurança Pública”.

O ministro da Administração Interna revela ainda “um investimento superior a 600 milhões de euros para modernizar as infraestruturas dos Postos Territoriais, com o intuito de melhorar as condições dos militares, destacando a empreitada do Centro de Formação de Portalegre, um investimento que ultrapassa os 25 milhões de euros.

“Apoios são sempre bem-vindos”, diz Comandante distrital da GNR

Para o tenente-coronel António Gomes, comandante do Comando Territorial de Portalegre da GNR, estes apoios anunciados pelo Ministro,” são sempre bem-vindos. O senhor ministro falou, em concreto, na construção do Centro de Formação de Portalegre e, numa segunda fase, na construção do novo comando territorial de Portalegre, o que nos deixa bastante satisfeitos, bem como a construção do novo posto de Avis e outras obras que melhoram as condições dos militares”.

“É muito satisfatório ter em Campo Maior a minha última cerimónia pública”

O Comandante Geral da GNR, Tenente-General Rui Clero, natural de Campo Maior, marcou presença na cerimónia e revela que “esta foi a sua última cerimónia pública, uma vez que termina na próxima semana as suas funções ao serviço desta força militar. Nesse sentido, é muito satisfatório ter esta cerimónia aqui em Campo Maior”.

“É um dia muito importante”, diz Luís Rosinha

Para o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, “este é um dia muito importante para o concelho e que demonstra a articulação entre o município e a Guarda Nacional Republicana. É com muito orgulho que Campo Maior hoje recebe a nossa força de segurança e damos também o nosso abraço enquanto parceiros nesta matéria de segurança”.

“A população está agradecida”, garante Comendador Rui Nabeiro

Já o comendador Rui Nabeiro enaltece a descentralização destas comemorações, para outras localidades, como foi, este ano, o caso de Campo Maior, reconhecendo “o trabalho dos militares que aqui trabalham. Fico muito satisfeito também pelo facto do Comandante da GNR ser aqui de Campo Maior e acho que a população toda está agradecida”.

Comemorações do Dia da Unidade do Comando Distrital de Portalegre da Guarda Nacional Republicana, que decorreram esta manhã, em Campo Maior.