Gastronomia de Campo Maior dada a conhecer e a provar em Badajoz

Sete restaurantes de Campo Maior vão, ao longo desta semana promover a gastronomia da vila, na Mostra Gastronómica que teve início hoje, e decorre até sexta-feira, em Badajoz, numa iniciativa integrada na promoção da Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior.

“Trazer aquilo que de melhor se faz, no âmbito da gastronomia de Campo Maior”, é um dos objetivos desta iniciativa, revela João Muacho, o que permite de igual forma, “trazer alguma retoma a este setor, que se viu bastante afetado com a pandemia”.

Haverá três restaurantes por dia, nesta iniciativa que decorre na Avenida Juan Carlos I, tendo ainda como objetivo que esta “mostra possa ter os frutos, e levar as pessoas até Campo Maior, degustar outros pratos e contribuir, de igual forma, para a economia local”. o município teve em atenção o atual cenário da pandemia e tendo por base as normas de segurança.

A degustação “é totalmente gratuita”, adianta João Muacho, sendo que o município patrocina “a oferta dos cerca de 270 mini pratos que são distribuídos, diariamente, sendo uma forma de aguçar o apetite e convidar as pessoas a visitar Campo Maior, Elvas, o Alentejo e a Eurocidade, enquanto região”.

Já Sérgio Ventura, vereador no município de Elvas adianta que “esta é mais uma das iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito da Eurocidade, dando destaque à gastronomia, algo que se pretende continuar a fazer, numa altura em que pouco a pouco voltamos à normalidade”.

Para o Alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera Barrera, esta é uma “iniciativa muito interessante, que aproxima a gastronomia de Campo Maior até à população de Badajoz”, dando destaque aos pratos que degustou, como o bacalhau e bochechas. O Alcaide considera que e “é importante que se continuem a dar destaque ao conceito da Eurocidade: dois países, três localidades e um só destino, é bom partilhar toda a tradição, cultura e arte gastronómica, em Badajoz”.

Um dos restaurantes presentes hoje é a Taberna “O Ministro”, e Laura Garcia, funcionária do estabelecimento explica que disponibiliza um prato de Bochechas de porco, bem como o bacalhau à Taberna,  considerando a iniciativa uma mais valia, para mostrar a comida tradicional do Alentejo.

Outros dos estabelecimentos presentes é o Tapas Bar Azeitona, que preparou um bacalhau dourado e tomatada de frango, típica de Campo Maior. Isabel Martins proprietária do restaurante considera que esta “é uma excelente iniciativa”. Tendo em conta que o seu restaurante abriu há cerca de três anos considera que não são muito conhecidos, pelo que “esta mostra é importantíssima”.

No stand de Isabel é possível sentir o espírito campomaiorense, através da decoração e do som das saias de Campo Maior. A proprietária revela ainda que quem degustar as iguarias no seu stand tem um cartão com 10% de desconto para usufruiu no seu restaurante em Campo Maior.

O terceiro restaurante presente neste primeiro dia da Mostra Gastronómica de Campo Maior é o Hotel Rural Olivale. Vítor Canhão, proprietário explica que esta é “uma forma de crescermos todos e sermos mais fortes juntos. Para apresentar à população de Badajoz tem disponível o bacalhau espiritual e bacalhau com espinafres e gambas, que segundo o proprietário “os espanhóis apreciam e gostam bastante”.

Partos gastronómicos de sete restaurantes de Campo Maior, que vão poder ser degustados até sexta-feira, dia 25, na Avenida Juan Carlos I, junto à Calle Menacho, em Badajoz.