Há quatro concelhos que não avançam no desconfinamento

MarianaVieiraSilvaHá quatro concelhos que não vão avançar no desconfinamento: Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra. “Todos eles vão permanecer com as regras que vigoram neste momento para todo o país, desde o dia 1 de maio”, anunciou esta tarde, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva. Ainda assim, não há nenhum concelho a regredir nas regras de desconfinamento.

Por outro lado, há dez concelhos em situação de alerta: Albufeira, Alcanena, Arruda dos Vinhos, Cascais, Loulé, Paredes de Coura, Santarém, Sertã, Sesimbra e Sintra.

A ministra revelou que o índice de incidência e o R(t) estão a evoluir. O primeiro encontra-se nos 70.6 e o segundo é, atualmente, de 1,08. Ainda assim, a maior parte do país “está numa situação estável”.

O Governo, referiu Mariana Vieira da Silva, decidiu prolongar a situação de calamidade em Portugal continental, até ao próximo dia 27 de junho.

A partir de segunda-feira, dia 14 de junho, nos concelhos que avançam para a próxima fase de desconfinamento, as atividades de comércio de retalho alimentar e não alimentar vão passar a funcionar de acordo com o seu horário de atendimento e na restauração e equipamentos culturais, os horários de funcionamento passarão a ser até à 1 hora, com última hora de admissão à meia-noite. Os atendimentos públicos desconcentrados (e não se incluem aqui as lojas de cidadão), que prestem atendimento presencial, passam a poder ser acedidos sem necessidade de marcação prévia, sendo que as lojas de cidadão mantêm as regras atuais.

Os eventos de natureza familiar continuam a ter de respeitar uma redução de 50% do espaço utilizado e a prática desportiva passa a poder ter público, no caso das modalidades amadoras, com lugares marcados e uma restrição de 33% da lotação total. Já os transportes coletivos de passageiros devem assegurar, quando existem lugares sentados e em pé, a lotação máxima de 2/3.

Mariana Vieira da Silva esclareceu ainda que passará a ser necessário a realização de testes em empresas com mais de 150 trabalhadores. A testagem passará também a ser obrigatória para acesso a eventos familiares, desportivos e culturais.