Tapetes de Arraiolos na rua até domingo

TapeteRuaArraiolos2021O tapete volta a sair às ruas de Arraiolos, entre hoje, dia 8, e domingo, 13 de junho, numa iniciativa que, desta feita, conhece algumas adaptações.

O evento, promovido pela Câmara Municipal de Arraiolos, vai contar com várias exposições, para além de tapetes espalhados pelas janelas, animação de rua, um mercado e uma feira do livro, atividades que, de acordo com a presidente, Sílvia Pinto, eram possíveis de ser realizadas neste contexto de pandemia que se vive.

“Decidimos, em articulação com algumas casas de tapetes e com um conjunto de atores que habitualmente participam no evento, avançar com a iniciativa do ‘Tapete Está na Rua 2021’, obviamente em moldes um bocadinho diferentes do que estávamos habituados, em edições anteriores, porque a situação assim o exige, mas, de qualquer forma, consideramos que havia um conjunto de atividades que eram possíveis de dinamizar no contexto que vivemos”, explica a autarca.

Sílvia Pinto adianta que, numa parceria com a Universidade de Évora, a Câmara de Arraiolos vai ainda promover um encontro internacional de arte têxtil, entre sábado e domingo.

“É uma programação repleta de atividades, mas teremos que cumprir as regras do momento. Pensamos que temos condições assim de ter aqui uma boa iniciativa”, diz ainda Sílvia Pinto. Valorizar aquele que é o maior ex-líbris de Arraiolos é, desde a primeira edição do evento, o principal objetivo do “Tapete Está na Rua”. “Quem nos visita fica a conhecer mais deste nosso património”, garante a autarca.

O programa previsto vai permitir aos visitantes o concelho de Arraiolos e a sua história, a cultura, a gastronomia e usufruir de um conjunto de atividades e visitar várias exposições. A última edição do evento aconteceu em 2019, sendo que, no ano passado, contou apenas com uma vertente digital.