Abertura da primeira conta bancária na rubrica da DECO

Maria Inês AlvarengaHá pais que decidem abrir a primeira conta bancária quando o filho nasce e começam desde cedo a juntar as poupanças para quando este atingir a maioridade. Outros decidem fazê-lo por ocasião da atribuição da primeira semanada ou mesada.

Mas a maioria dos jovens decide abrir a primeira conta bancária quando começa a trabalhar e recebe o primeiro ordenado. Para muitos o início da sua vida financeira começa de facto com a abertura da primeira conta de depósito à ordem no banco.

Na edição de hoje da rubrica da DECO, a jurista Maria Inês Alvarenga, refere que “quanto mais cedo uma pessoa tiver a sua conta bancária melhor. Há ainda algumas dicas a ter em conta na abertura de conta: saiba escolher o melhor banco e o tipo de conta adequado, antes de abrir a conta peça a FIN- Ficha de Informação Normalizada, que deve ser fornecida por qualquer banco e que permite comparar condições aplicáveis e lá porque os seus amigos, ou os seus pais, têm conta aberta naquele banco, não quer dizer que seja o melhor para si. Escolha o banco mais adequado ao seu perfil e necessidades”.

De acordo com a DECO, conta bancária encoraja bons hábitos financeiros. É necessário consultar regularmente o extrato mensal, o saldo da conta e promover a poupança.

O início de vida financeira é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO, para ouvir às 12.30 e 16.30 horas na nossa emissão.