Certificado Digital Covid da União Europeia no “Espaço Europa”

AnaPereira O Parlamento Europeu vai votar a proposta para o Certificado Digital Covid da União Europeia durante a sessão plenária de 7 a 10 deste mês.

O Certificado Digital Covid irá, de certa forma, permitir viajar em segurança, na Europa, durante a pandemia, é gratuito e pode ser utilizado, não só nos 27 países da União Europeia, mas também na Islândia, Noruega e Liechtenstein.

Apesar da proposta ainda não ter sido votada há já algumas indicações daquilo que será este certificado Digital, que deverá contemplar três condições possíveis: “se a pessoa já foi vacinada, se obteve resultado negativo num teste PCR ou rápido de antigénio, não sendo, para já, admitidos testes de anticorpos”. Este certificado vai ser emitido “pelas autoridades nacionais de cada Estado Membro e espera-se que esteja disponível a partir do dia 1 de julho”, como explica Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo.

Não se trata de um documento obrigatório para viajar, mas de certa forma, e como revela Ana Pereira, “facilita a situação de quarenta, que é exigida, em determinados países”, que ao possuir este documento não é necessário cumprir quarentena.

Para mais informações sobre este certificado pode consultar a página web do Europe Direct Alto Alentejo em europedirect.ipportalegre.pt.

A proposta do Parlamento para o Certificado Digital Covid da União Europeia é o tema desta semana do “Espaço Europa”, que pode ouvir na emissão, ao meio dia e meia e às 16.30 horas.