Organização Regional da JPC considera “urgente mais e melhores transportes públicos no distrito”

mural JPC PortalwegreO 12º Congresso da JCP (Juventude Comunista Portuguesa) vai decorrer nos dias 15 e 16 de maio no Ateneu Artístico Vilafranquese, em Vila Franca de Xira, e é construído num amplo processo de discussão dos problemas da juventude portuguesa, aponta as linhas para a ação da JCP para os próximo anos bem como para o desenvolvimento da luta juvenil.

A Organização Regional de Portalegre (ORP) da JCP prepara e constrói o 12º Congresso como parte integrante das mil lutas no caminho de Abril. Mil lutas, para melhorar condições de vida para os jovens de Portalegre.

Neste quadro, a ORP realizou uma pintura de um mural na cidade de Portalegre para “realçar a necessidade de concretizar o direito à mobilidade que é essencial a todos, assegurando uma rede de transportes públicos regular, de qualidade, acessível a todos e que de resposta as necessidades e aspirações jovens do distrito”.

A ORP, em comunicado refere que “o distrito de Portalegre confronta-se com graves problemas económicos e sociais”. “Uma realidade que a pandemia veio expor e agravar, mas que não pode ser dissociada de décadas de desinvestimento, de abandono do distrito e, em particular, das políticas de direita promovidas pelos sucessivos governos do PS, PSD e CDS que tiveram agravantes na falta de investimento e responsabilização da rede transportes públicos que continua marcada pelos interesses dos grupos económicos do sector às necessidades das populações e em políticas de transportes públicas que não corresponde inteiramente as necessidades e aspirações da juventude do distrito. Rotas e estruturas que foram abandonadas, insuficiência nos transportes que corresponda as necessidades dos estudantes, particularmente dos estudantes do Instituto Político de Portalegre, que frequentemente se veem sem horários e carreiras compatíveis com os seus horários escolares”.

A organização considera que “não é possível aceitar a continuação e o adensar, no Distrito de Portalegre, do isolamento e demais acessibilidades nos transportes. É necessário mais e melhores transportes públicos que sirvam realmente as necessidades dos jovens, dos trabalhadores e da população do distrito”.