Uma em cada três crianças exposta ao fumo do tabaco

TabacoCriancasUma em cada três crianças está exposta ao fumo do tabaco em casa ou no carro. Muitos adultos pensam que basta não fumar na sua presença para as proteger, mas o ambiente fica poluído. Quem o diz é a DECO – a Associação para a Defesa do Consumidor.

De acordo com Mara Constantino, jurista na delegação de Évora da DECO, “mais de 80 por cento do fumo ambiental do tabaco é invisível, mas os seus químicos tóxicos ficam dentro de casa, nas roupas, nos brinquedos, nos móveis e nas superfícies”. “Isto quer dizer que o fumo pode ser inalado durante algumas horas após fumar um cigarro. No carro ainda é pior: mesmo em andamento, com as janelas abertas e com o ar condicionado ligado, a concentração de químicos tóxicos é 2,5 vezes superior à encontrada num bar para fumadores. Portanto, abrir as janelas enquanto conduz e fuma não é suficiente para a eliminação da exposição ao fumo passivo”.

As crianças e os bebés estão mais vulneráveis do que os adultos aos efeitos nocivos do tabaco, porque o sistema imunitário ainda se encontra em desenvolvimento e a sua frequência respiratória é maior e inalam mais profundamente. Além disso, a mesma dose de químicos afeta-os mais por terem menos peso do que os adultos e menor capacidade para eliminar as substâncias tóxicas do fumo.

Este problema não é novo. Numa investigação de 2012 (Prevenção da exposição de crianças ao fumo ambiental do tabaco no seu domicílio), da Universidade do Minho, constatou-se que 32,6 por cento das crianças inquiridas estavam expostas ao fumo em casa e 29,1 por cento afirmaram estar expostas ao fumo de tabaco na viatura onde habitualmente eram transportadas.