Programa educativo europeu de visita a Montemor-o-Novo

Erasmus_maisOs 26 professores que fazem parte da comitiva do projeto “United in Diversity through Stories in Europe” estão de visita a Montemor-o-Novo, até ao dia 18 de Abril.

Durante este encontro, alunos e professores de três escolas primárias do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo (Escolas Básicas n.º 3 e de Vale Figueira, e 2 turmas da Escola Básica n.º 1) irão dar-lhes a conhecer o património cultural da nossa região, bem como a dinâmica do sistema educativo Português.

Em retorno, eles irão colorir a paisagem humana e educativa do nosso concelho, naquilo que será, inquestionavelmente, uma experiência única de aprendizagem.

O Projeto “United in Diversity through Stories in Europe” consiste numa parceria educativa enquadrada pelo Programa Erasmus +, da Comissão Europeia.

Durante dois anos, este projeto reúne escolas, estudantes e professores oriundos de Portugal, Grécia, Lituânia, Bulgária, Espanha, Itália e Turquia.

O projeto em causa utiliza histórias (lendas, mitos, contos tradicionais) com o objetivo de envolver os alunos em atividades de caráter transdisciplinar, promotoras do seu desenvolvimento pessoal e académico.

Atualmente, alunos e professores partilham já conhecimentos e competências, através do desenvolvimento de atividades comuns, inspiradas por aquelas histórias.

Complementarmente, os encontros transnacionais e os eventos de aprendizagem de curta duração que se realizam no âmbito deste projeto, dão oportunidade a alunos, professores e encarregados de educação de, simultaneamente, descobrir as suas identidades culturais e a herança comum que partilham com os outros Europeus.