Centro de Dia de São Vicente sem condições para reabrir

Manuel-AnastácioOs centros de dia tiveram ordem para abrir na passada segunda-feira, dia 5 de abril, em Portugal Continental, de acordo com o plano de desconfinamento, do Governo.

No entanto, há muitas instituições que garantem não ter condições para esta reabertura.

No caso do Centro de Dia de São Vicente, Manuel Anastácio (na foto), presidente da direção da Associação de Apoio à Terceira Idade e Infância, considera que reabrir agora seria “deitar a baixo todo o trabalho desenvolvido até aqui uma vez que não há condições para garantir a segurança de todos os utentes, quer em termos de espaço quer em termos de funcionárias. Esta reabertura é um pouco contraditória porque o pouco espaço que nós temos não nos permite manter o distanciamento, relativamente à Covid”.

“A direção ponderou criar um espaço exterior ao lar para o Centro de Dia mas não temos funcionárias para isso. Se houvesse um reforço de funcionárias, claro que abriríamos porque espaço não nos falta”, garantiu.

Por outro lado, o lar de São Vicente continua a dar todo o apoio, “quer ao nível da alimentação quer da higiene, aos idosos de Centro de Dia que se encontram em casa”.

O Lar de São Vicente tem cinco utentes em Centro de Dia e 22 na valência de lar.