CEAN vai instalar máquina de medição da qualidade do ar

DSC_7348
Foto Arquivo

Uma máquina de medição da qualidade do ar, vai ser instalada no Centro Educativo Alice Nabeiro, no âmbito do projeto Eco Escolas, do qual a instituição faz parte, e que este ano tem como o tema o Ar.

O Centro Educativo Alice Nabeiro faz parte do programa Eco escolas há alguns anos, tendo recebido vários galardões. Carlos Pepê, coordenador do projeto Eco Escolas, na instituição, explica que este programa “implica uma metodologia de sete passos, que leva a um trabalho anual muito rigoroso e consistente, e a instituição é auditada diversas vezes, por equipas internas e externas, de três em três anos pelo Ministério da Educação e pela Associação Bandeira Azul da Europa, contando ainda com auditores internos, onde os alunos respondem a inquéritos, de forma a perceber como esta questão funciona em casa”.

Carlos Pepê diz que na instituição “não nos preocupamos só com o impacto dos alunos no centro educativo, mas também com as implicações do trabalho em casa, para isso, identificamos pontos menos fortes e depois são criados planos de ação, com atividades em várias áreas, como água, biodiversidade, resíduos, entre outros”.

O tema do ar torna-se importante, tendo em conta a pandemia, e neste sentido, através do Programa MAPeAR, da Associação ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental), à qual a eco escolas decidiu aderir, o Centro Educativo vai instalar uma estação de medição a qualidade do Ar, “a primeira em Campo Maior e integra uma rede nacional, assumindo-se como um projeto inovador, empreendedor, na área do ambiente, sendo de toda a importância para os alunos, e os resultados também para a comunidade”.

Este aparelho mede vários indicadores, “como poeiras, gases atmosféricos, relativos a qualidade do ar exterior, para que posteriormente seja feito um relatório diário e semanal sobre os parâmetros locais”, explica Carlos Pepê. Aos alunos cabe “a interpretação dos dados, para a qual vão ter formação do programa eco escolas para avaliarem corretamente os dados, e serem sobretudo, agentes de monitorização, sendo esta uma forma de transformar a escola num espaço de transformação cívica e ativa”.

O programa Eco escolas, para Carlos Pepê, assume especial importância pelo facto de “ter continuidade, e ao qual na instituição, dão muito valor, porque estes projetos não deixam nunca de ser atuais, nunca deve ser abandonado porque todas as gerações devem voltar a centrar-se e ser sensibilizadas para as questões do ambiente,” e é isso que tem sido feito no CEAN.

O processo de instalação desta máquina de medição da qualidade do ar exterior, a primeira em Campo Maior, que estará no Centro Educativo Alice Nabeiro, decorre esta semana.