Hospital Central do Alentejo deve estar pronto em 2023

HospitalCentralAlentejoDepois da adjudicação da obra do Hospital Central do Alentejo, em novembro do ano passado, há agora algumas questões burocráticas a resolver para que a sua construção possa ter início.

O Hospital Central do Alentejo, que se vai localizar na periferia da cidade de Évora, envolve um investimento total superior a 180 milhões de euros, prevendo-se que esteja concluído em 2023.

O presidente da câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, espera que “a obra possa começar tão rápido quanto possível. Se olharmos bem para a pandemia que o país enfrenta, mostra bem a falta que este hospital faz à região”.

Carlos Pinto de Sá adianta que a câmara de Évora vai colaborar na construção do novo hospital, no que diz respeito às infraestruturas relacionadas com as acessibilidades e saneamento de água: “a senhora ministra da saúde mostrou vontade que essa colaboração existisse e é isso que vai acontecer. As negociações foram encaminhadas para o presidente da ARS. Já tivemos alguns contactos nesse sentido mas há ainda muito por tratar”.

A futura unidade hospitalar vai dar resposta às necessidades de toda a população do Alentejo, podendo abranger ainda doentes das regiões limítrofes. “É um hospital que não vai retirar valias aos hospitais da região. Pelo contrário, vai permitir trazer para Évora um conjunto de serviços de saúde que neste momento só estão disponíveis em lisboa”, garantiu o presidente.

O edifício ocupará uma área de 1,9 hectares e terá uma lotação de 351 camas em quartos individuais, que pode ser aumentada, em caso de necessidade, até 487.

A infraestrutura contará com 11 blocos operatórios, três dos quais para atividade convencional, seis para atividade de ambulatório e dois para atividade de urgência, cinco postos de pré-operatório e 43 postos de recobro.