Projeto “Reflorestar Belver” quer reflorestar 600 hectares de área ardida

refloresta Belver Gaviao
Foto: goparity.com

“Reflorestar Belver” é o nome do projeto, que decorre em Belver, no concelho de Gavião e pretende reflorestar cerca de 600 hectares da área ardida, nos incêndios de 2003, 2005 e 2007. Trata-se de uma ação que está a ser desenvolvida desde o ano passado, pela Terras de Guidintesta, Sociedade de Desenvolvimento Rural, em parceria com a Associação de Produtores Florestais da Freguesia de Belver.

De acordo com o portal mediotejo.net, esta reflorestação requer um investimento total de cerca de 400 mil euros, 75% do qual será financiado a fundo perdido pelo PDR2020. A libertação dos fundos Europeus depende da taxa de execução do projeto, para tal a Sociedade recorreu ao crowdlending com a empresa GoParity.

No total vão a ser plantadas 270 mil árvores indígenas (espécies como o pinheiro manso, o medronheiro e o sobreiro), em 600 dos 5400 hectares ardidos nos quatro incêndios que devastaram cerca de 85% da área florestal de Belver.

O projeto “Reflorestar Belver” contempla ainda a preservação, fomento da vida selvagem e da biodiversidade, e ainda a promoção de emprego local. Além da plantação de espécies autóctones, vão ser levadas a cabo obras de correção e proteção de território para a preservação e fomento da biodiversidade e exploração sustentável dos recursos locais. A iniciativa vai ainda possibilitar a recuperação dos terrenos, uma das principais fontes de rendimento de 130 pequenos proprietários locais que também sofreram o impacto dos incêndios.