PSP fiscaliza em Elvas com recurso a drone (c/ fotos e vídeo)

DSC_1169A PSP de Elvas está a fiscalizar o confinamento, ao abrigo do Estado de Emergência que vigora no nosso país, com recurso a um drone que emite uma mensagem de aviso para que as pessoas fiquem em casa e cumpram as regras da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Na Praça da República, tal como a Rádio ELVAS acompanhou, o drone sobrevoou a área e emitiu a mensagem de alerta à população. O Comissário Rui Massaneiro, comandante da PSP de Elvas explicou que o Comando Distrital da PSP de Portalegre tem dois elementos com  o curso de operador de veiculo aéreo não tripulado, ou seja drone, e estão agora “a por em prática a possibilidade destes recursos serem disponibilizados, para que a população sinta a obrigatoriedade de permanecer na sua residência”.

Este drone tem dois operadores da PSP, que o monitorizam, mediante a escolha do local, que deverá ter características adequadas para o manobrar, e neste caso “emite uma mensagem para que a população cumpra as normas da DGS, podendo ser utilizado como filmagem, o que não esta a acontecer”, explica Rui Massaneiro, “uma vez que, para esse efeito teria de ter uma autorização por parte da Comissão Nacional de Proteção de Dados”.

O comandante da PSP de Elvas explica ainda que está planeado que, numa primeira fase, este aparelho sobrevoe o centro histórico da cidade, e numa segunda fase, junto das áreas comerciais onde há maior concentração de pessoas”.

Em Elvas, afirma o Comissário, “temos sentido menos fluxo de trânsito e menos pessoas a circular na via pública, todos juntos vamos conseguir vencer esta batalha”.