A vacinação contra a Covid-19 dos utentes e funcionários dos lares do concelho de Elvas teve início na tarde de ontem, terça-feira, 12 de janeiro.
A primeira dose da vacina foi administrada nas duas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) localizadas em Vila Fernando: nos lares da Associação dos Amigos de Vila Fernando e do Cofre de Previdência dos Funcionários e Agentes do Estado.
Nestas duas instituições, são cerca de 46 as pessoas, entre utentes e funcionários, que serão vacinadas. “Esperemos que seja o início de uma boa campanha, que não vá haver nenhumas contraindicações ou problemas de maior”, revela a enfermeira Carla, da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.
O arranque deste processo de vacinação, nos lares do concelho, garante ainda a enfermeira, é “um momento simbólico”.
Já a primeira pessoa a ser vacinada, Patrícia Unas, funcionária há 13 anos no lar da Associação dos Amigos de Vila Fernando, refere que não teve qualquer reação à vacina. “É uma vacina normalíssima, como todas as outras”, garante, adiantando que, do seu ponto de vista, isto é um momento importante, tendo em conta que a intenção continua a ser “proteger os idosos”.
Este processo de vacinação vai abranger todas as ERPI’s do concelho sem surtos ativos, até final desta semana, de acordo com a Câmara Municipal de Elvas.
A reportagem completa para assistir no vídeo: