Abertura oficial das candidaturas para eleição da Capital Europeia da Cultura 2027

EVORAJá foi lançado o convite, de forma oficial, à apresentação de candidaturas bem como disponibilizado o regulamento interno para a eleição, em Portugal, da Capital Europeia da Cultura em 2027.O Aviso já foi publicado em Diário da República, de acordo com o Artigo 7.º da Decisão n.º 445/2014/EU do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril de 2014.

Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Guarda, Oeiras e Viana do Castelo são as cidades que já manifestaram intenção em serem Capital Europeia da Cultura 2027, que irá decorrer, em simultâneo, em Portugal e na Letónia. As candidaturas estão abertas até 23 de novembro de 2021 e cidade vencedora será anunciada em 2023.

A iniciativa Capital Europeia da Cultura tem como objetivos a salvaguarda e promoção da diversidade das culturas, na Europa, realçando as características comuns que partilham, fomentando o sentimento de pertença a um a um espaço cultural comum.

A candidatura vencedora terá um montante disponível de 25 milhões de euros, a operacionalizar através do próximo Quadro Comunitário de Apoio Portugal 2020-2030.

A Autoridade de Gestão deste processo é o GEPAC, sob tutela da Ministra da Cultura. As cidades candidatas deverão consultar o website www.ecoc2027.mc.gov.pt para informação mais detalhada sobre o convite à apresentação de candidaturas, o regulamento interno e a documentação complementar do processo.

A escolha da cidade vencedora será feita por um júri composto por dez peritos independentes, nomeados por instituições europeias, e para o qual Portugal escolherá dois elementos entre janeiro e junho do próximo ano. Em 2023, será anunciada a vencedora.

De recordar que o nosso país já recebeu o título de Capital Europeia da Cultura três vezes: em 1994, por Lisboa; em 2001, do Porto e em 2012 de Guimarães.