Escolas vão começar e receber material da “Escola Digital”

Computadores escolaO material informático do programa “Escola Digital” deverá chegar nos próximos dias às escolas, de acordo com o Ministério da Educação. Este projeto pretende dotar os estabelecimentos de ensino de equipamentos necessários para a melhoria, a nível informático, com vista a alcançar a meta da “Universalização da Escola Digital”.

O programa Escola Digital assenta em quatro pilares, equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais.

As escolas vão receber computadores, conetividade e licenças de software, que vão chegar às escolas públicas de forma progressiva.

Numa fase inicial, os equipamentos serão entregues aos alunos abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar, iniciando-se com os alunos do escalão A que frequentam o ensino secundário, dando prioridade àqueles que não têm acesso a equipamentos eletrónicos em casa.

Este processo requer a entrega do equipamento na sede de cada escola, a assinatura de um Acordo de Cooperação sobre a utilização de equipamentos informáticos, entre os respetivos estabelecimentos, bem como a assinatura de um Auto de Entrega pelo Encarregado de Educação do aluno a quem for atribuído o kit.

Cada kit é composto por um computador portátil, auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot e um cartão SIM.

As escolas vão ser responsáveis por registar numa plataforma online, a Escola Digital – Registo de Equipamentos, a informação dos equipamentos, com os dados do número de série e número de imobilizado, e informação do aluno a quem foi cedido.

Desta forma, fica facilitado o registo da receção dos equipamentos por parte das escolas, sendo apenas necessário estabelecer a respetiva ligação aluno-equipamento.

Quando já não fizeram falta, os kit’s têm que se devolvidos.