Câmara Municipal de Portalegre lança Banco de Voluntariado

AdelaideTeixeira2016RCM.jpgA Câmara Municipal de Portalegre tem a decorrer a angariação de voluntários para o Banco de voluntariado.

O mesmo é aberto a qualquer pessoa que se queira voluntariar e Adelaide Teixeira, presidente da Câmara de Portalegre afirma que “obviamente, estamos a pensar num seguro para os mesmos, no sentido de, caso haja necessidade, estas pessoas podem substituir outras em caso de emergência, por exemplo em Lares ou IPSS.

O município de Portalegre propôs ao Instituto Politécnico da cidade que divulgasse “vídeos formativos, para permitir que estes voluntários tenham alguma formação de base com procedimentos que tenham que adotar no desempenho das suas funções”, explica a presidente. A formação está focada “nas regras básicas não só para salvaguardar as pessoas, mas também na forma como se deve prestar cada um dos serviços”.

Quanto ao recrutamento pretende-se “essencialmente pessoas jovens, porque são menos vulneráveis a este vírus, e assume-se como um grupo mais resistente, para prestar determinado tipo de serviço ou substituir em caso de emergência funcionários em lares, que estão fazer um esforço enorme em termos de horários e poderão numa situação mais complicada ser substituídos”, refere Adelaide Teixeira.

Até ao momento já estão inscritas 12 pessoas, incluindo alguns estudantes de saúde, o que para Adelaide Teixeira, “é ótimo, uma vez que os mesmos já “têm alguma formação neste sentido”.

O formulário de candidatura está disponível na página web do município de Portalegre em www.cm-portalegre.pt, e no mesmo é solicitada a disponibilidade horária do candidato, para além da sua identificação, assim como se o candidato tem ou não algum problema de saúde.