Município de Monforte cria Bolsa de Voluntariado

GonaloLagem2016.jpgUm Banco ou Bolsa de Voluntariado está a ser criado por vários municípios do Alentejo, atendendo à pandemia de Covid-19 e à Declaração do Estado de Emergência no nosso país.

Esta é uma forma de colmatar a necessidade de recursos humanos em situações onde seja necessário dar resposta de apoio social.

No município de Monforte, explica Gonçalo Lagem, presidente da Câmara, esta assume-se como “uma medida de combate à Covid-19, e uma forma de antecipar procedimentos para estarmos preparados para que, no caso de existir algum caso positivo no concelho de Monforte, nas IPSS ou serviços essenciais, possamos substituir as pessoas, e assegurar a quarentena das restantes”. Neste sentido, e caso exista algum caso positivo de Covid-19 e os funcionários de algumas instituições precisem de ficar em quarentena, estes voluntários assumirão o seu papel nos locais onde existir essa necessidade.

A bolsa de voluntários “é anteciparmo-nos ao problema que no caso de vir a existir, possamos responder da forma mais rápida e eficaz”.

O presidente da Câmara de Monforte explica que quem estiver interessado pode contactar o coordenador municipal de proteção civil, o Comandante Jorge Pereira através do 964 243665 ou enviando os seus dados pessoais, com contacto telefónico para o email smp@cm-monforte.pt. O município, casso seja necessário vai alocar funcionários da autarquia para assegurar também os serviços, onde se verifique essa necessidade.

De qualquer forma os interessados devem cumprir determinados requisitos, tais como não ter mais de 60 anos, ser saudável sem antecedentes ao nível da saúde, mas acima de tudo ter bom coração e vontade”, refere Gonçalo Lagem.