H2O Map leva estudantes de Elvas e Campo Maior a Espanha e Itália

H2O Map é um dos projetos de Erasmus+ que, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Campo Maior, bem como com estabelecimentos de ensino de Castellón, em Espanha, e Pavia, em Itália, a Secundária D. Sancho II, em Elvas, tem vindo a desenvolver.

O projeto, ao contrário de outros, que procuram promover mobilidades internacionais para a realização de estágios, em contexto real de trabalho, é vocacionado para o ensino, em que participam também duas universidades espanholas e uma italiana.

Através de H2O Map, são desenvolvidas, sobretudo, competências ao nível da matemática, da engenharia e das ciências, explica a coordenadora de Erasmus, na secundária elvense, professora Elsa Nascimento. “Temos aqui três universidades parceiras que fazem um desenvolvimento de instrumentos digitais”, adianta.

“O projeto consiste num levantamento do património hidráulico da região, através da utilização de ferramentas digitais, em que se recorre a uma série de dados que são levantados, em campo, pelos alunos, para depois serem colocados em formato digital, para se vir a construir mapas digitais”, revela ainda Elsa Nascimento.

Este projeto, tendo em conta que o Aqueduto da Amoreira é um dos maiores ex-líbris de Elvas, diz ainda a professora, “traz grande vantagem porque dá visibilidade à cidade”.

Em outubro, os alunos das secundárias de Elvas e Campo Maior já estiveram em Castellón. Em 2021, irão até Pavia. Em 2023, é a vez de Elvas e Campo Maior acolherem os alunos espanhóis e italianos abrangidos por este projeto.

Para além do H2O Map, a Secundária D. Sancho II tem vindo também a desenvolver um outro projeto, dedicado aos cursos profissionais de Turismo e Agropecuária, que permite aos alunos a realização de estágios em países como Itália, tal como aconteceu em junho passado.