Tarifa Social de eletricidade e gás natural

luz_gas.jpgA aplicação automática da tarifa social de eletricidade e gás natural permite um maior poder económico às famílias mais carenciadas, pois passarão a pagar menos na fatura de luz e gás, no final do mês.

Esta é uma medida estabelecida pelo Estado e todas as empresas de eletricidade e de gás natural vão receber indicações da parte da segurança social, sobre os consumidores que terão direito a beneficiar do desconto social. Apesar da medida de atribuição automática ser obrigatória desde 2017, a maioria dos consumidores, apesar de terem direito ao desconto, ainda não estão a receber o desconto na sua fatura.

A elegibilidade para usufruir de desconto nas faturas relaciona-se com os vários apoios atribuídos pela segurança social e pelo salário anual adquirido por cada família. O beneficiário deve ainda ser titular de contrato de luz e não pode exceder a potência elétrica contratada de 6.9 KwH, no caso do gás não pode exceder o escalão de consumo número 2.

Os consumidores elegíveis e que não verifiquem o desconto deverão contactar os prestadores de serviço, presencialmente ou por telefone.

Está ainda em curso um projeto piloto que visa alargar esta tarifa social ao gás de botija. No entanto, esse projeto apenas abrange dez municípios, e o objetivo é que passe a ser aplicado por todo o pais e em todas as empresas de distribuição de garrafas de gás.